Ceclin
ago 02, 2009 1 Comentário


Vitória festeja Batalha de Tabocas


Os 464 anos do conflito bélico entre luso-brasileiros e holandeses vão ser comemorados hoje com um passeio ciclístico e ampla programação cultural

Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata de Pernambuco, celebra amanhã os 364 anos da Batalha do Monte das Tabocas, confronto entre luso-brasileiros e holandeses que ocuparam o Nordeste brasileiro no século 17.
O lugar, apesar da importância histórica, enfrenta problemas com invasores e ausência de verba para manutenção. “Grandes latifundiários, talvez por equívoco, ocuparam mais de cinco hectares da área que originalmente tinha 11 hectares”, afirma o secretário de Cultura de Vitória, Paulo Roberto Arruda.

Segundo ele, o município tenta, pelo diálogo, recuperar a área ocupada. “Estamos fazendo um levantamento topográfico”, declara. Paulo Roberto informa que não existe verba específica para a conservação do Monte das Tabocas, onde, no dia 3 de agosto de 1645 os luso-brasileiros liderados por Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, entrincheirados nas partes altas do terreno e protegidos pelos tabocais, derrotaram os holandeses. “Estamos em busca dos recursos.”
O secretário acrescenta que há um esforço para recuperar o Monte das Tabocas e inserir o local no roteiro turístico da região. “Neste trecho da cidade ocorreu a batalha que deu início à Insurreição Pernambucana (movimento que culminou com a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, em 1654, após 24 anos da chegada dos flamengos), o sentimento de pátria nasceu ali”, diz. Ele informou que o município fez contatos com o Exército, para colocação de guarda permanente na área de preservação.

Mesmo com poucos recursos, Paulo Roberto garante que a prefeitura iniciou ações no lugar, como replantio de vegetação nativa e recuperação do museu. “Ainda falta o acervo, o museu está praticamente sem nenhuma peça. Porém, já temos uma certa condição para receber o turista”, diz. A estrada de acesso ao Monte das Tabocas, distante nove quilômetros do Centro de Vitória, está asfaltada.
A prefeitura convida a população, hoje, para hasteamento de bandeiras e condução de tocha da Praça do Anjo ao Monte das Tabocas, a partir das 7h. Às 8h, terá passeio ciclístico, saindo da Estação da Cultura, seguida de folclore e dança.
Na Igreja Matriz, às 20h30, tem música medieval, renascentista e barroca. Amanhã, a cidade acorda com alvorada musical e repique de sinos, às 6h. Estão programadas corrida, procissão de Nossa Senhora de Nazaré (Nossa Senhora do Desterro) e missa. A procissão sai da Praça do Anjo, às 9h30.
Matéria Vinculada: