Ceclin
dez 11, 2010 1 Comentário


Vitória entre as vinte e cinco cidades que concentram 80% do PIB de Pernambuco

Publicado em 10.12.2010

Do JC Online



Dos 185 municípios pernambucanos, 25 (com 53% dos residentes) representam 80% do PIB do Estado. Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisou características municipais da produção de riqueza do Estado em 2008, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Olinda são os maiores contribuintes, acumulando 57,8% do total de R$ 70,4 bilhões.
Dessas cidades metropolitanas que agregam 33,3% da população estadual, Ipojuca apresentou maior crescimento em relação a 2007, com acréscimo de 0,3. Jaboatão, segundo município mais populoso, ficou na segunda colocação de incremento, com 0,1, arrematando 9,1% do PIB. Recife, apesar de registrar 31,9% do PIB, teve perda 1,4% em relação ao ano anterior, principalmente por causa da retração no setor de serviços. O encolhimento na capital só não foi maior devido ao bom momento da construção civil.
“O estudo tem uma defasagem regular de dois anos, que é o tempo que leva para serem levantadas todas as informações. 2008 foi marcado ainda pela crise mundial e, sem dúvida, os investimentos e o crescimento apontado na economia do Estado (de 5,2% em 2009 e a expectativa de cerca de 9% para 2010) se refletirão na ánalises municipais dos próximos anos”, avalia Maurílio Lima, diretor executivo de Estudos Pesquisas e Estatísticas Condepe/Fidem.
No interior, os cinco maiores municípios são Petrolina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Belo Jardim que, juntos, participam com 9,8% do PIB de Pernambuco e representam 7,1% da população do Estado. No Vale do São Francisco, Petrolina destaca-se com 2º maior PIB do Nordeste e o 3º do Brasil no setor agropecuário, conquistando a sexta posição do ranking estadual.