Ceclin
jul 10, 2013 0 Comentário


Vitória entre as 114 cidades prioritárias para receber médicos em Pernambuco

Em Pernambuco, 114 municípios são consideradas prioritárias para receber profissionais do programa Mais Médicos, lançado na segunda-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff (PT). Em todo o País, 1.557 cidades são prioritárias para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas na região Nordeste.

Dados divulgados pelo governo federal mostram que Pernambuco tem 1,17 médico para cada mil habitantes, ficando abaixo da média nacional que é de 1,83 médico para cada mil habitantes. No Brasil, existem 700 cidades que não têm um médico residente.

Segundo o Ministério da Saúde, a lista de cidades prioritárias foi elaborada com base na carência de profissionais de cada município. O ministério alerta que a lista não é definitiva e qualquer cidade pode se candidatar a receber médicos pelo programa.

A Medida Provisória do programa Mais Médicos foi publicada nessa terça-feira (9) no Diário Oficial da União. Na mesma edição, também estão disponíveis os editais com as regras do programa. A expectativa do Ministério da Saúde é que sejam criadas cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil. Além disso, o governo federal espera criar 4.237 vagas na graduação de medicina e 4.132 vagas para residência médica.

Veja a lista dos municípios prioritários de Pernambuco AQUI.