Ceclin
Maio 27, 2009 4 Comentários


Vitória de Sto. Antão anuncia programação junina

LANÇAMENTO da programação aconteceu ontem no Parraxaxá, em Recife

AMANDA SEABRA

O Forró Pé-de Serra vai reinar no São João deste ano da Vitória de Santo Antão. A cidade, que promete resgatar o que há de mais tradicional das festas juninas do Estado, traz como tema “Vitória do Pé-de-Serra: o Melhor São João Tradicional de Pernambuco”. A Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, fez o lançamento dos festejos no Recife, durante a tarde de ontem (26), no restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem.
A programação junina de Vitória começa no dia 12 de junho e segue até o dia 29.
“Queremos fazer diferente, resgatar a cultura pernambucana e não trazer o que se pode encontrar em qualquer lugar como é o caso do forró estilizado.
Serão mais de 500 horas de forró tradicional valorizando os nossos artistas e fazendo um São João autêntico”, ressaltou o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Vitória, Paulo Roberto Arruda. Segundo ele a programação, que ainda está sendo fechada, já tem atrações confirmadas como Petrúcio Amorim, Duda de Passira, Irah Caldeira, Nádia Maia, Novinho da Paraíba, entre outros.

Este ano, o São João de Vitória vai homenagear dois grandes representantes da cultura popular de Pernambuco: o sanfoneiro Duda de Passira, que compôs a música tema da festa do município, e o forrozeiro Vanildo de Pombos, que já é falecido. A festa também será descentralizada, trazendo quatro polos de animação espalhados pela cidade. A abertura, que ocorrerá no dia 12, ganhou o nome de Forró dos Namorados e acontecerá no Pé-de-Serra, polo central da festa, localizado na Praça Leão Coroado – Estação Ferroviária. Os forrozeiros de plantão também poderão curtir um arrasta-pé nos polos Sanfona, na Praça da Matriz; Zabumba, na Praça do Livramento; e Triângulo, na Bela Vista.
Ainda de acordo com o Secretário Paulo Arruda, o resgate da cultura não vai ficar restrito à música. “Nós vamos trazer também as brincadeiras típicas da época como adivinhação, pau-de-sebo e concursos de quadrilha. As barracas com comidas típicas também não podiam ficar de fora da nossa festa”, destacou Arruda.
De acordo com o prefeito da cidade, Elias Lira, uma grande infraestrutura está sendo montada para receber os turistas, que inclui banheiros químicos, postos de saúde e policiamento que vai contar tanto com a guarda municipal de Vitória, quanto com efetivo da Polícia Militar. “Estamos nos esforçando para fazer um São João bonito, tradicional e bastante seguro para todos”, completou Lira.


Homenageados são a “cara” de Pernambuco

Não foi à toa que o sanfoneiro de raiz, Carlos Almeida, o Duda da Passira, foi um dos escolhidos pelo município de Vitória de Santo Antão para ser o homenageado do São João deste ano. O artista, que tem 59 anos de idade, está comemorando 50 de carreira com uma enorme bagagem de composições e sucessos, incluindo uma indicação ao prêmio Grammy, no ano de 1991.
O sanfoneiro, nascido em Passira, mas que escolheu Vitória como casa, tem seis LP’s e nove CD’s lançados. A carreira de Duda da Passira tomou um impulso ainda maior na década de 1980, quando conheceu o produtor Zé da Flauta, com quem realizou alguns trabalhos musicais. Para Duda é uma grande honra receber essa homenagem. “Fico muito feliz e emocionado, afinal, no ano em que se vai resgatar o forró pé-de-serra, lembraram também dos meus 50 anos de carreira”, destacou o artista.
Vitória também está fazendo uma homenagem póstuma, trata-se do também sanfoneiro Vanildo de Pombos. Discípulo de Luiz Gonzaga, o artista aprendeu a tocar sanfona sozinho ainda adolescente e ganhou destaque interpretando o forró tradicional.


TABOQUITOS

A prefeitura de Vitória de Santo Antão criou os personagens Taboquitos, numa referência a Batalha do Monte da Tabocas, que ocorreu no município em 1645, para se tornarem a marca registrada do São João da cidade. Os personagens formam a família Taboquito (pai, mãe e filho) caracterizada dentro da proposta da festa junina tradicional.
(Folha de Pernambuco).