• Ceclin
jun 24, 2009 24 Comentários


Vitória de Santo Antão, o São João mais comemorado dos últimos anos

Este final de semana foi bem movimentado no Arraiá Pé de Serra da Vitória de Santo Antão, na sexta-feira à noite a população vitoriense compareceu em massa para assistir as atrações que se apresentaram no Pólo Estação instalado ao lado da antiga Estação Ferroviária. Lá houve a apresentação de Xamêgo Nordestino, Douglas Paixão e Nildo Ventura.

No sábado o local ficou pequeno para o público que se fez presente para assistir a apresentação de Joãozinho do Acordeon que gravou seu DVD ao vivo, logo após foi a vez do grupo feminino de forró Maria Fulô que encantou a todos.
Os Cabras da Praia também fizeram uma bela apresentação levando alegria e descontração para o público presente.

Fechando a noite com chave de ouro o nosso homenageado Duda da Passira, fez mais uma brilhante apresentação que mais uma vez fez os casais dançarem ao som de suas composições e de grandes mestres do forró pernambucano.

No domingo o Palhoção Andante fez a festa na comunidade da Mangueira levando o conjunto Som Nordestino para se apresentar para todos.

Na segunda feira, visando resgatar tradições antigas, que foram abandonadas ao longo dos tempos houve o concurso de Quadrilhas Juninas e a escolha da Rainha do Milho de 2009, evento que por conta das fortes chuvas que ocorreram durante o dia foi feito na quadra do Colégio Municipal Três de Agosto.

Participaram do concurso Rainha do Milho, lindas jovens que representaram vários bairros de nossa cidade, contando como vencedora a representante do bairro do Maués Suzan Kelli, de 15 anos, que ganhou um computador.
Em segundo lugar, representando o bairro do Livramento a jovem Bruna Daiane, de 16 anos, que foi contemplada com um televisor.
Em terceiro lugar representando o bairro Loteamento Professor Mário Bezerra ficou a jovem Chaiani Kelly, de 24 anos, que ganhou um aparelho DVD.

Encerrando a noite com o concurso de quadrilhas com participantes das cidades da Vitória de Santo Antão, Pombos, Glória do Goitá, Escada e Orobó.
Todas se apresentaram de forma brilhante e arrancaram muitos aplausos do público que assistia atento da arquibancada do Colégio Três de Agosto.


No final a classificação ficou assim:

1º – FLOR DE CACTUS DE ESCADA, NOTA 9,7

2º – OROART DE OROBÓ, NOTA 8,9

3º – RAIO DE LUAR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, NOTA 7,6

4º – RASTA PÉ DE POMBOS, NOTA 6,7

5º – PÉ QUENTE DE GLÓRIA DO GOITÁ, NOTA 6,5

6º – BEIJA FLOR DE GLÓRIA DO GOITÁ, NOTA 6,4

A terça-feira, véspera de São João, foi coroada com um céu limpo e o pátio de evento completamente lotado para os festejos juninos.
Além da imprensa local, tivemos a visita da Rede Globo e TV Tribuna, que fizeram matéria para seus respectivos informativos, em especial o canal 18 TV Nova que está presente desde os primeiros dias das festividades juninas fazendo cobertura completa de todo o evento.

No palco do pólo Estação, o cantor e compositor, Silvério Pessoa deu um verdadeiro espetáculo de pernambucanidade, apresentando um repertório moderno, mas sem esquecer-se das tradições, levando o público para um imaginário de Raízes completamente pernambucana.
Os casais que aproveitaram a noite dançando, muitos só de separaram para aplaudir o artista e pedir bis.

Em seguida tivemos a apresentação de Cristina Amaral com seu repertório bem popular e com certo tom de romantismo que fez mais uma vez os casais dançarem durante todo o espetáculo que no final foi muito aplaudido por todos.
Para finalizar a noite ocorreu o forró alegre e irreverente de Assisão que contagiou a todos com sua alegria e dinâmica de palco.

Segundo a opinião de pessoas locais e visitantes, este São João está sendo especial por resgatar antigas tradições e inovar com valores agregados a festa, a exemplo da cidade cenográfica, praça de alimentação que a muito não se via tão limpa e organizada, onde as pessoas degustaram comidas típicas de todas as regiões durante o intervalo dos artistas.

Ao lado da Secretaria de Cultura foi montado uma área especial para o forró Pé de Serra, batizada de “Estufa do Coronel”, que ficou lotada a noite toda com o povo dançando ao som da sanfona, triângulo e zabumba.

Para esta noite de São João além das atrações normais está programada a presença de Nádia Maia, Nando Cordel e Petrúcio Amorim. São os últimos dias de festa, quem ainda não aproveitou venha, porque depois só no próximo ano.

Por Orlando Leite.