Ceclin
Maio 04, 2011 0 Comentário


Vitória de Santo Antão em estado de alerta por conta das chuvas

As chuvas persistem em toda a região e o Rio Tapacurá continua com alto volume de águas no entorno do Município da Vitória de Santo Antão. Esta quarta-feira (04) foi de monitoramento por parte da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Codecir e SAMU.

Até o fechamento deste post há cerca de 60 famílias desalojadas na cidade. A Prefeitura, através da Secretaria de Defesa do Cidadão e o do Desenvolvimento e Ação Social disponibilizaram três prédios da rede escolar para abrigar a população ribeirinha, instalados no Colégio Municipal 3 de Agosto, Escola Mariana Amália e a Escola Pedro Ribeiro. No 3 de Agosto existem cerca de 16 famílias, pelo qual funciona também como ponto de arrecadação de donativos, sobretudo água, alimentação, medicamentos.
A Codecir, da parte do Governo do Estado, disponibilizou a Escola Estadual Amélia Coelho, localizada na Vila União – área urbana, para abrigar outra parte das vítimas das inundações. Há ainda funcionando um outro ponto de abrigo, situado no antigo Cine Iracema – localizado no Bairro da Matriz, que foi disponibilizado por uma ação particular.

Em entrevista ao Blog, o Secretário de Defesa do Cidadão – Décio Filho, declarou que o Poder local está atento a todo o momento ao avanço do Rio e que têm disponibilizado o suporte necessário para executar a transferência da população ribeirinha, a qual têm sido a mais atingida neste momento. “O fato que nos têm ajudado a superar a problemática é a postura tomada pelos moradores do entorno destas inundações. Diferente do ano passado, este ano a população têm atendido ao nosso apelo e se conscientizado da necessidade de se abrigar em outro lugar, evitando assim possíveis transtornos”, salientou Décio Filho, atestando que o trabalho preventivo têm dado resultados.

Da parte da Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão, esta realiza atendimentos às pessoas atingidas pelas enchentes nos Abrigos instalados no Município, através das Equipes de Saúde formadas por médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem, procurando prevenir doenças e agravos, através da disponibilização de medicamentos, realização de vacinação e curativos, nos casos necessários.
As Equipes da Vigilância Sanitária e Ambiental também fazem acompanhamento dos quadros das principais doenças (dengue, leptospirose, cólera, entre outras).
Estão disponíveis os números de telefone da Secretaria de Saúde da Vitória – 3523-1111 ou 3523-2345. Em casos emergenciais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado através do número 192.




por Lissandro Nascimento,
com Josimar Cavalcanti .


Abrigo instalado no Colégio Municipal 3 de Agosto.