• Ceclin
dez 19, 2016 0 Comentário


Vitória de Santo Antão diploma seus representantes políticos eleitos para Prefeitura e Câmara

Aglailson Jr ladeado pelos filhos, esposa e representantes da Justiça Eleitoral de Vitória. Foto: Flávio Fox / A Voz da Vitória

Aglailson Jr ladeado pelos filhos, esposa e representantes da Justiça Eleitoral de Vitória. Foto: Flávio Fox / A Voz da Vitória

Por Lissandro Nascimento

Uma das fases finais do ritual para a chegada ao Poder, a solenidade de diplomação dos eleitos nas últimas eleições é o ato que assegura a posse do prefeito, vice e vereadores no próximo dia primeiro de janeiro. A vez para Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/12), no auditório do Ministério Público local, sob o comando da Juíza da 018ª Zona Eleitoral Malu Marinho Sette, acompanhada da promotora pública Joana Cavalcanti.

O prefeito eleito Aglailson Júnior (PSB), consagrado nas eleições deste ano, foi diplomado para o mandato 2017-2020, bem como o vice-prefeito eleito, Saulo Albuquerque (SD), e os 19 mandatários da Câmara de Vereadores de Vitória e seus suplentes. Abrindo a solenidade de entrega dos diplomas, Malu Sette fez questão de frisar sua tranquilidade com a organização do pleito na cidade, que a primeira impressão que detinha era de que Vitória vivia eleições com extrema dificuldade de condução. Por sua vez, a Promotora Eleitoral do município, Joana Cavalcanti de Lima fez  o discurso mais extenso da solenidade. Há 17 anos atuando na cidade e contemplada com cidadania vitoriense, a representante do MPPE lamentou a atual crise política vivenciada pelo País. “Considero que o mais grave seja a crise ética e moral que assistimos no ambiente político”, atestou. “Gostaria muito que Vitória evoluísse a passos largos, pois gosto muito daqui e ao longo desse tempo passei a respeitar o povo vitoriense. Espero, Aglaílson, que você consiga fazer um bom trabalho como gestor”, falou ela se referindo ao prefeito eleito. A Promotora aconselhou a classe política local citando que a hora é de desmontar os palanques e ter responsabilidade com o povo.

Aglailson diplomadoCom discursos curtos, tanto Aglailson Júnior quanto o vereador mais votado no pleito, Marcone da Charque (PSD), sinalizaram vontade de trabalhar para o Município. Contudo, o prefeito eleito foi categórico em dizer que vai receber uma Prefeitura sucateada pelo atual gestor Elias Lira (PSD). Em sua fala, o deputado sinalizou o discurso que quer empregar para os próximos embates eleitorais. “Elias Lira foi derrotado e precisa aprender a perder eleição. Suas últimas atitudes na prefeitura têm sido para nos prejudicar no futuro governo”, sentenciou Júnior. Ele, durante sua fala, deixa sinais de que o seu adversário real não foi Paulo Roberto (PSD) que acabou polarizando com ele na eleição, mas sim Lira, o rotulando como derrotado do último pleito e colocando Paulo Roberto em papel secundário e pormenorizado.

Além dos titulares também receberam os diplomas nesta solenidade alguns suplentes do Legislativo vitoriense. Os 19 vereadores eleitos por ordem de votação foram: Marcone da Charque (PSD), Irmão Duda (PSDC), André de Bau (PSD), Mano Holanda (DEM), Lourinaldo Junior (PMDB), Irmão Celso Bezerra (PSDB), Romero Queralvares (PSB), Edmilson de Varzea Grande (PMDB), Jota Domingos (PTC), Novo da Banca (PSD), Xanuca (PSD), Toninho (PRB), Marcos da Prestação (PV), Silvia do Geral (PSB), Danda da Feijoada (PPS), Zequinha Moto Taxi (DEM), Baixa Emiliano (PTC), Geraldo Filho (PR), Frasão (PRP).

O vereador eleito mais ovacionado pelos presentes foi Romero Queralvares, irmão do prefeito eleito. O destaque em suas breves falas fica para o radialista Jota Domingos que demonstrou firmeza no trabalho que pretende se empenhar, bem como a única mulher na futura Câmara, Silvia do Geral que vai estrear na Casa. Outra fala foi de Novo da Banca, que pelo ambiente político vivenciado nesta manhã, reforça o consenso dos seus pares para com o seu nome, como futuro presidente da Câmara Municipal.

 Confira as fotos…

Prefeito eleito foi categórico em dizer que vai receber uma Prefeitura sucateada pelo atual gestor. Fotos: A Voz da Vitória.

Prefeito eleito foi categórico em dizer que vai receber uma Prefeitura sucateada pelo atual gestor. Fotos: A Voz da Vitória.