Ceclin
jan 18, 2016 0 Comentário


Vitória celebra mais uma tradicional Procissão de Santo Antão

Santo Antão 2016

O feriado de 17 de janeiro no domingo registrou a Solenidade do Glorioso Santo Antão. Foto: reprodução / Gilvan Bezerra

Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, celebrou no domingo (17), sua tricentenária Procissão com as imagens de Santo Antão e de São Sebastião, marcando a 391ª edição da festa de seu padroeiro, percorrendo  as principais vias da cidade numa tarde chuvosa. Durante a programação litúrgica desde o último dia 08, todas as noites a Igreja de Santo Antão realizou Celebrações especiais coordenadas por diversos grupos católicos, comunidades e padres convidados de outras paróquias.

Foi a primeira festa do Padroeiro conduzida pelo novo Pároco Monsenhor Maurício Diniz, sob o tema “Sejamos missionários da Misericórdia, à exemplo de Santo Antão”. Na última terça-feira (12), prestigiou a programação, Dom Antônio Fernando Saburido – Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

Logo, este final de semana foi marcado com as Primeiras Vésperas Solenes do Santo, com a participação dos Seminaristas do Seminário de Olinda. A Santa Missa em Ação de Graças por todos os que trabalharam na festa e em memória dos benfeitores falecidos foi Celebrada na noite do sábado pelo Mons. Paulo Sérgio Monteiro – Vigário Episcopal do Vicariato Recife Norte 2. Já no domingo, dia da festa, as atividades começaram cedo com a Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Pe. Héctor Miguel Ruiz Padilla, culminando à tarde, com a Solene Procissão, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento, no calçadão da Matriz.

PADRE RENATO

Estátua Padre RenatoUma estátua com a estatura do Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti foi inaugurada na noite da véspera do dia de Santo Antão. A obra foi esculpida em material de resina para homenagear o Padre falecido em maio de 2015. Confeccionada pelo artista plástico vitoriense Fernandes Rodrigues, a escultura foi resultado de três meses de intenso trabalho. Encontra-se exposta em um lugar de destaque na Praça Dom Luiz de Brito, defronte para a Igreja Matriz, paróquia que coordenou por 52 anos. O mimo foi requisitado pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão. Uma das irmãs do sacerdote, em nome da família, agradeceu a homenagem.