Ceclin
Maio 28, 2009 0 Comentário


Virgínia Barros é eleita Presidente da UEP

A estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Virgínia Barros (VIC), 23 anos, é a nova Presidente da UEP, eleita na plenária final pela maioria dos estudantes no 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco pela chapa “Agora só falta você”.
O 37º Congresso da UEP ocorreu nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizada no município de Petrolina, sertão médio pernambucano.
Discutindo a conjuntura política do Estado de Pernambuco e de todo o País, a adoção do Enem como forma de ingresso às Universidades, a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE), a situação das autarquias municipais, a assistência estudantil, cultura, luta racial, gênero, dentre outros pontos.

Esse é o fórum máximo dos estudantes universitários pernambucanos, onde se discute os rumos e caminhos a serem traçados pelo movimento estudantil em todo o Estado, além, de eleger-se a nova diretoria da entidade para um mandato de dois anos.

Além disso, neste congresso, realizou-se um grande ato político em comemoração aos 65 anos da UEP, onde ocorreu o lançamento da revista que inicia um processo de recuperação da história da entidade, além, de destacar os 40 anos do atentando sofrido por Cândido Pinto, quando Presidente da entidade nos momentos sombrios da ditadura militar sofreu, deixando-o com graves sequelas.

O evento contou com a presença de nomes que passaram pela UEP e pela UNE e de autoridades públicas, como a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), o Secretário Estadual de Articulação Social, Waldemar Borges (PSB), o Vereador Marcelo Santa Cruz (PT), o Prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o Reitor da UNIVASF, José Weber, além de familiares de mártires do movimento estudantil pernambucano, como Demócrito de Souza Filho e Cândido Pinto, que desde o congresso da Reconstrução, em 2005, dá o nome à entidade.


E nossa Cidade garantiu uma forte participação no Congresso da UEP, elegendo representantes da FACOL, FAINTVISA e da UFPE – Campus Vitória, que de forma muito ativa participaram dos debates, que tiveram os espaços de intervir e propor novos rumos para a UEP no próximo biênio.

Por Anderson Diego,
Colunista do Blog.