• Ceclin
jan 29, 2019 0 Comentário


Viadutos da Vitória de Santo Antão se transformam em espaços de arte

A pintura retrata esculturas das praças, a exemplo do Anjo da Vitória e Leão Coroado. Fotos: A Voz da Vitória

A pintura retrata esculturas das praças, a exemplo do Anjo da Vitória e Leão Coroado. Fotos: A Voz da Vitória

Por Lissandro Nascimento 

Com incremento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) mais uma iniciativa do Projeto Viv’Artes – Vida e Artes nas Ruas começa a ser efetivado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A ação visa renovar e revitalizar espaços públicos do Município, a exemplo do que já ocorreu com a pintura das barracas do galpão público no final da Avenida Mariana Amália, no Centro da cidade, em julho do ano passado.

Gustavo FreeDesde o ultimo sábado (26/01), os transeuntes que passam pelo viaduto Dona Belinha de Melo, próximo a Rodoviária de Vitória, vislumbram a pintura feita pelos artistas Gustavo Free, Helena Gonçalves e Maria Clara, que retrata gravuras e esculturas das praças locais, a exemplo do Anjo da Vitória e Leão Coroado, símbolos da história local.

Para Gustavo Free, de 30 anos, a iniciativa foi importante diante da oportunidade em valorizar uma via pública de grande fluxo de trânsito. “Fiz uma releitura de um trabalho realizado em 2014 quando também buscamos valorizar a arte visual em praças. Queria muito refazer esse trabalho que na verdade reforça o sentimento de pertencimento de todos à cidade”, salientou Free ao A Voz da Vitória, que além de artista visual, atua também como DJ.

Free foi responsável pela pintura da fonte que abriga a pequena ponte de pedra situada na Praça do Livramento, que a época habitava um jacaré. Contudo, foi em 2018 que sua arte transpassou fronteiras, quando lançou sua mais recente coleção de estampas na Galeria Galpão durante o Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste.

Segundo a Prefeitura, outros viadutos devem receber uma nova roupagem. Espera-se que seja o viaduto do Bairro do Cajá, que corta a Avenida Henrique de Holanda.

Viaduto da Vitória de Santo Antão