Ceclin
dez 14, 2012 1 Comentário


Vestibular do IFPE é aplicado para 50.882 candidatos neste domingo

Neste domingo (16), em 114 escolas espalhadas por Pernambuco, 50.882 candidatos disputam as 6.872 vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o ano de 2013. A recomendação é tranquilidade. Uma equipe com 5.600 pessoas trabalhará com o objetivo de que tudo ocorra da melhor forma possível.  A prova está marcada para começar às 9h, mas é recomendado chegar ao local com antecedência de uma hora. Por razões de segurança, só será possível deixar a sala a partir das 10h. A prova para os cursos técnicos terminará às 12h e a dos cursos superiores, às 13h.

O candidato deverá levar carteira de identidade em perfeito estado, caneta esferográfica na cor preta ou azul, além do cartão de inscrição. Este último documento é indispensável para ter acesso à sala, e para imprimi-lo é só acessar o endereço http://cvest.ifpe.edu.br/vestibular2013/cartao/index.php , usando o número do CPF e senha. O local de prova é informado no cartão. Caso o candidato não o conheça, a dica é visitá-lo antes do próximo domingo.

No dia da prova, a frota de ônibus será ampliada pelo Consórcio Grande Recife. A empresa já realiza o procedimento nos finais de semana do mês de dezembro, por conta do comércio. A Polícia Militar intensificará os trabalhos nos locais onde o exame é aplicado, havendo ainda o apoio do Corpo de Bombeiros, Celpe e Compesa.

O curso de Segurança do Trabalho, na modalidade Integrado, oferecido no turno da manhã no Campus Recife, é o mais concorrido do Vestibular do IFPE 2013, com 39,02 candidatos por vaga. Na modalidade subsequente, o mais procurado é o curso de Edificações, para a primeira entrada à noite, também no Campus Recife. A concorrência é de 36,27 candidatos por vaga.

Entre os cursos superiores, o mais procurado foi o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 1.436 candidatos disputando 44 vagas, numa razão de 32,64; seguido por Gestão Ambiental, com 1.384 candidatos concorrendo a 44 vagas (31,36); e Gestão de Turismo, com 784 candidatos inscritos para 44 vagas. Todos esses cursos são oferecidos no Campus Recife.

A novidade do vestibular 2013 é a aplicação de cotas para moradores da zona rural, negros, índios e candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Ser oriundo de escola pública é requisito para participar de qualquer uma dessas cotas.

Esta também é a primeira vez que a seleção é realizada de forma unificada. As vagas são para os campi localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das ofertadas nos polos da Educação a Distância (EaD), que ficam em Caruaru, Dias D’Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.

Com informações da Assessoria.