• Ceclin
ago 26, 2011 3 Comentários


Vereadores de Vitória começam a discutir o aumento no número de vagas

A sessão plenária desta semana aconteceu mais uma vez na quarta-feira (24) extraordinariamente presidida pelo Vereador Dr. Saulo (PSB) que antecipou sua volta, após apresentação de atestado médico por trinta dias, quando permitia o seu retorno na próxima semana.

Dentre os ausentes da noite registram-se José Aglailson (PSB) chegando apenas para abrir a sessão e retirou-se em seguida, Frasão (PR), Geraldo Enfermeiro (PSB) e justificadamente também por ter atestado Everaldo Arruda (PSDB).

Antes de retirar-se da Sessão, agindo fora do protocolo como faz costumeiramente, o Presidente José Aglailson anunciou a presença da TV Vitória que segundo ele irá cobrir as sessões desde então. Surpreendentemente fez um pedido um tanto incomum aos seus pares quando cogitou a possibilidade dos Vereadores da Casa Diogo de Braga cederem uma verba para ajuda de custo alimentícia aos funcionários da TV Vitória (canal 58), emissora que por sinal lhe pertence, em seguida acabou se retirando.

A Câmara aprovou três projetos de Lei, são eles:

012/11 – Dispõe sobre o número de Mototaxistas limitando a 3.000 (três mil) os Profissionais para uso da Moto, como forma de Veiculo Comercial. Identificados por Bata Padrão fornecida pelo Poder Executivo Municipal.

016/11 – Dispõe sobre denominação de artéria, denominando de Rua Francisco de Paula Santos Costa a artéria localizada na Rua 08, Bairro da Bela Vista, neste Município.

018/11 – Dispõe sobre fiscalização de qualidade de material utilizado pelos parques de diversão, circos e similares. Segundo projeto aprovado o Alvará de funcionamento de quaisquer parques de diversão, circos e casas de shows dar-se-á, mediante prévia e diligente fiscalização de técnicos da Secretaria de Obras do município, visando à segurança físico-mecânico-elétrica do material utilizado nos referidos empreendimentos. Determinando que a permanência destas empresas temporárias não ultrapasse os 20 (vinte) dias na área indicada.

Para não quebrar o costume de fazer uso da Tribuna primeiro, o Vereador Pedro Queiroz (PPS), desta vez em seu discurso semanal teceu rasgados elogios ao ex-diretor do Presídio da Vitória, o advogado Lívio Amorim, pelo qual foi reiterado pelos demais vereadores presentes. Por fim, cobrou urgência na aprovação do aumento do número de vagas de vereadores para a próxima legislatura, adiantando defender taticamente o número de 13 vagas, proposta que também foi defendida pelo Vereador Dr. Saulo. Já André de Bau (PSD), fez a defesa que a Casa poderá ter 19 vereadores em 2013.

Um dos momentos que mais causou surpresa na noite foi o discurso do Vereador Novo da Banca (PSB). Destacando a presença da imprensa local, lembrou nessa quarta-feira que o ex-apresentador da TV Vitória Luciano Pedrosa se vivo estivesse, estaria completando 47 anos. Corroborando com a tese do número de vagas, Novo defendeu 15 vagas para a Casa Diogo de Braga.

Por Josimar Cavalcanti.