Vereadores de Glória do Goitá julgam à véspera do Natal as contas 2015 de Dr. Miranda

A movimentação política na Câmara de Glória caminha para criar novos fatos que influenciem as Eleições de 2020 quando Dr. Miranda será peça-chave. Foto: Arquivo/A Voz da Vitória
por Lissandro Nascimento
À véspera do Natal, onze vereadores da Casa José Correia de Oliveira se reúnem para julgar as Contas de Governo do exercício financeiro de 2015 do então ex-prefeito Zenilto Miranda Vieira, conhecido por Dr. Miranda (PTB). Esta sessão ordinária da Câmara de Glória do Goitá, na Mata Norte pernambucana, vai acontecer nesta segunda-feira (24/12), às 09h, cumprindo o rito final, pelo qual a Câmara deverá decidir pelo Parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que recomenda a rejeição das Contas 2015, conforme Processo nº 1610037-0.
Por maioria simples, os vereadores de Glória aprovaram no último dia 29 de outubro o Decreto Legislativo nº 02/2018, quando a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa recomendara a aprovação do Parecer do TCE. Os dois principais motivos alegados pelo Tribunal foram que Dr. Miranda comprometeu 65,36% do orçamento do Município com Despesas de Pessoal (ultrapassando o teto de 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF), bem como o não repasse das contribuições previdenciárias dos servidores públicos. Mesmo não tendo cometido ato ilícito, o julgamento do Tribunal foi por erros de Governo, pelo qual no ultimo mês de janeiro, Dr. Miranda havia sido condenado ao pagamento de uma multa no valor de R$ 56.886,00. Logo, no último dia 17 de dezembro, os vereadores acataram durante sessão, a Defesa feita pelo ex-prefeito e marcaram o julgamento para o dia 24.
Contra o ex-prefeito ainda tem outras cinco contas rejeitadas pelo TCE (2006, 2007, 2008, 2014 e 2016). A de 2006 ainda tramita no Poder Legislativo local, enquanto a de 2014 tramita em fase de recurso no TCE, feita pela defesa do Dr. Miranda.
A movimentação política na Câmara de Glória do Goitá caminha para criar novos fatos que influenciem as Eleições de 2020, quando os cargos de Prefeito e Vice estarão em disputa. Um bloco já se encontra formado para fortalecer a oposição à atual prefeita Adriana Paes (PR), bem como fragilizar um possível retorno de Dr. Miranda ao Poder Executivo. Esse bloco parlamentar inclusive já conquistou a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2019-2020 (Reveja AQUI) e busca disputar em faixa própria a Prefeitura de Glória.
Por sua vez, o ex-prefeito Dr. Miranda segue fortalecido para as Eleições de 2020, tendo em vista que o resultado das Eleições 2018 ele manteve a liderança da oposição. Praticamente sozinho, sem apoio de outras lideranças políticas, seus candidatos a deputado estadual e federal lograram a segunda maior votação na disputa, perdendo apenas para os candidatos apoiados pela atual prefeita.
Diante do cenário político na cidade de Glória, observa-se que mesmo não conseguindo renovar o mandato de prefeito em 2016, Dr. Miranda denota ser a principal força política de oposição. O médico, distante do Poder, é servidor público da Prefeitura de Glória, pelo qual vem prestando diariamente serviços de Saúde na cidade. Ao que se percebe, conforme publicações nas redes sociais de inúmeros glorienses, o grande fluxo de gente que o procura sinaliza que ainda dispõe de forte carisma.