• Ceclin
mar 08, 2019 0 Comentário


VENEZUELA: melhor ajuda é o fim do bloqueio

VENEZUELA melhor ajuda é o fim do bloqueio

Por Daniel Max 

Imagine que tem uma fonte de água mineral no quintal da sua casa e essa fonte é a principal renda para sustentar sua família. Voce vende ou troca essa água com seus vizinhos por produtos que não tem. Daí vem uma grande empresa estrangeira querendo ficar com sua fonte, porém para isso precisa arruinar sua vida e a da sua família. Para conseguir o que quer, a multinacional suborna sua vizinhança a não fazer comércio com voce. Suas economias são destruídas e quando lhe restam apenas dois ou três compradores e seus filhos passam fome, a mesma multinacional oferece migalhas na forma de ajuda e pede para aqueles mesmos vizinhos que continuam te ignorando a fazerem doações também.

Isso é o que está acontecendo com a Venezuela e se chama bloqueio econômico.

Durante a década de 1980 a Venezuela sofreu queda de 22% em sua renda per capita e quando Hugo Chavez ganhou pela primeira veze as eleições em 1998, aquele país tinha 43,9% dos domicílios vivendo abaixo da linha de pobreza e mais de 17% abaixo da miséria absoluta, mas ninguém falava mal. Quando ele saiu de cena em 2013, o país tinha reduzido seu índice de pobreza para 21,1% e os que estavam abaixo da pobreza extrema eram apenas 6% dos lares venezuelanos, segundo o Índice Gini[i]. 

Desde que os EUA resolveram aprofundar o boicote à Venezuela e parte dos países Latino Americanos seguiram esse caminho, os problemas daquele país aumentaram. A água mineral que jorra no quintal deles e de outros países como o Iraque, é o petróleo. Quando aquela grande empresa se apossar dessa fonte, vão saciar sua sede ou vão buscar outras fontes? Basta observar o que acontece no Oriente Médio.

Devemos, portanto, refletir se queremos alguém interferindo no nosso território para roubar a nossa fonte de água mineral enquanto vemos nossos filhos morrendo à míngua, antes de acusarmos o nosso vizinho.

Daniel Max 2019

por Daniel Max,

é Sociólogo e Colunista do Blog 

[i] Índice que mede a desigualdade de social de um país ou região – Quanto mais próximo de zero menos desigual.