• Ceclin
jan 18, 2019 0 Comentário


Veículos de transporte escolar de Vitória devem ser vistoriados, alerta MPPE

Jarbas Dourado

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito Aglailson Junior e ao secretário de Educação de Vitória de Santo Antão, Jarbas Dourado (foto), que providenciem a apresentação de toda a frota dos veículos destinados ao transporte escolar à inspeção semestral, agendada pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran) para o período de 7 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019.

“A vistoria do Detran atesta a regularidade dos veículos e, portanto, garante que os alunos da rede municipal serão transportados em segurança, possibilitando, assim, o acesso, frequência e permanência dos estudantes nas salas de aulas”, observou a promotora de Justiça Tathiana Gomes.

Após a devida vistoria, a prefeitura deverá comunicar ao MPPE, até o dia 10 de fevereiro, sobre o cumprimento da recomendação, enviando relação dos veículos escolares, rotas que serão realizadas por cada veículo, horários, se pertencem ou não ao Programa Caminho da Escola, e se existe convênio com o Estado para a realização do transporte dos estudantes da rede municipal de ensino.

Além disso, a Prefeitura deve comprovar a situação dos condutores dos veículos que fazem o transporte escolar do município junto ao Detran, a fim de averiguar se eles possuem carteira de habilitação apropriada para o tipo de veículo e se estão com a documentação em dia. Por fim, o MPPE recomenda que, caso haja renovação da frota escolar durante o período, sejam contratados apenas veículos previamente vistoriados pelo Detran. O não cumprimento da recomendação poderá acarretar a instauração de inquérito civil público ou ações de cunho administrativo e judicial.

 SAIBA MAIS:

Iniciou Vistoria Obrigatória do Transporte Escolar 2019