• Ceclin
mar 28, 2019 0 Comentário


Vavá Rufino apresenta resultados do Moreno em Ordem na SDS-PE

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou a importância do trabalho integrado do Governo do Estado com os municípios. Foto: Divulgação

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou a importância do trabalho integrado do Governo do Estado com os municípios. Foto: Divulgação

O prefeito do Moreno, Vavá Rufino (PTB), foi recebido na tarde da terça-feira (26.03) pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. O objetivo da visita foi apresentar ao gestor da SDS os resultados alcançados pelas ações do Programa Moreno em Ordem no ano de 2018.

O relatório anual do Moreno em Ordem mostra com detalhes as ações desenvolvidas com ampla participação social e a integração com os órgãos de segurança que culminaram com a redução dos índices de violência no município. A capacitação das comunidades, gestores, educadores e a integração operacional da guarda municipal com as polícias são algumas das ações contidas no relatório.

O prefeito Vavá Rufino lembrou que o Município vem agindo de forma efetiva para realizar o trabalho de prevenção primária, que somado a ação das polícias, vem trazendo resultados animadores. “O trabalho da gestão municipal é importante e contribui para a redução da violência, quando tratamos de tornar salubres locais que antes eram pontos de insegurança. A melhoria na iluminação pública é um dos bons exemplos”, lembrou o prefeito.

O envolvimento da comunidade foi outro ponto destacado pelo prefeito Vavá Rufino durante a visita ao secretário de Defesa Social. “Trabalhamos diversos eixos programáticos com ações empreendidas em compartilhamento com a sociedade civil organizada. Somado a isso temos a importante e decisiva participação das Polícias Militar e Civil que estão atuando em parceria com o município”, disse o prefeito.

O resultado do trabalho integrado se reflete nos números. Moreno foi o segundo município da Região Metropolitana do Recife que mais reduziu o número de homicídios em 2018. Comparado com o ano de 2017, o percentual passa de 47%. A redução também aconteceu em relação ao número dos crimes contra o patrimônio, que chegou a 37%.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou a importância do trabalho integrado do Governo do Estado com os municípios. Segundo ele, é fundamental a integração do governo com os municípios para redução da violência. Pádua enfatizou que os municípios que se engajam junto com o governo no trabalho de combate à criminalidade apresentam resultados positivos. “Pernambuco foi o estado que mais reduziu violência em todo o País e Moreno teve números inclusive de reduções ainda maiores que todo o Estado de Pernambuco. Isso prova que o resultado da integração é o fortalecimento do combate à violência”, disse o secretário.