Ceclin
dez 29, 2010 2 Comentários


Universitários da FACOL desenvolvem estudo sobre os impactos da Copergás na região

Os autores em Entrevista com Maria do Amparo – Autora do Livro “O Gás em Pernambuco – Breve história da utilização do gás a partir do séc. XIX”


Formados em Marketing pela Faculdade Osman Lins – FACOL, em Vitória de Santo Antão, dois universitários apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso sob o tema “Contribuição da Copergás na Interiorização do Desenvolvimento do Estado de Pernambuco”, de autoria de Anderson Diego Farias da Silva e Cleber Adriano de Melo.


“O objetivo do nosso estudo foi buscar identificar os impactos que as regiões do interior de nosso Estado estão tendo com a chegada do desenvolvimento, através das grandes obras que estão sendo realizadas e os novos empreendimentos que estão se instalando”, destacou o estudante Anderson Diego.


Abordando a interiorização do Gás Natural como fator preponderante para a vinda dos novos empreendimentos, a exemplo, da instalação da Fábrica da Sadia em Vitória de Santo Antão e para a quebra do monopólio energético em todo o Estado, os jovens pesquisadores buscaram valorizar as contribuições dadas pela Companhia Pernambucana de Gás (COPERGÁS), idealizadora do projeto do Gasoduto da Interiorização.
A pesquisa traz um panorama acerca da história do Gás Natural e sua utilização, faz um apanhado da utilização do Gás Natural em Pernambuco e um breve histórico da Copergás, como forma de entender a função estratégica que este energético exerce atualmente. Na construção deste estudo, além das consultas a materiais relacionados ao tema, realizou-se entrevistas com a Copergás e com pesquisadores e estudiosos do Gás Natural.


O estudo sobre as contribuições dadas pela Companhia Pernambucana de Gás à interiorização do desenvolvimento, buscou exaltar as potencialidades que todas as regiões de Pernambuco possuem, além dos desafios colocados para que este desenvolvimento se propague em médio e longo prazo. Diante da apresentação, que contou com a orientação do Economista Célio Brasileiro, a banca examinadora decidiu dar nota 10 (dez) ao trabalho.

O autores dispõem a quem interessar cópia desta pesquisa que traz dados econômicos interessantes da região da Zona da Mata pernambucana.

Interessados podem solicitar cópia desta Monografia através do e-mail deste Blog: