• Ceclin
mai 16, 2019 0 Comentário


Uninassau e Facol disputam Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Jogos Universitários Brasileiros de Futebol e Rugby chegam a Pernambuco na próxima semana. Fotos: Divulgação

Jogos Universitários Brasileiros de Futebol e Rugby chegam a Pernambuco na próxima semana. Fotos: Divulgação

Os JUBs de Futebol e Rugby 7, que definirão os campeões nacionais 2019 da modalidade, ocorrerão de 19 a 25 de maio, nas cidades de Caruaru e Recife

Reconhecido como um dos Estados com maior potencial para o desenvolvimento do desporto universitário, Pernambuco sediará mais uma competição nacional entre instituições de ensino superior. Desta vez, a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) receberá os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019 de Futebol e Rugby, evento organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

É a terceira vez que Pernambuco sedia o JUBs Futebol, e, agora, a capital do Agreste será o palco das competições que decidirão o campeão 2019 do torneio. Os jogos acontecerão do dia 19 ao dia 25 de maio, no Ninho do Gavião, Centro de Treinamento do Clube Atlético do Porto – que também é um dos apoiadores do evento esportivo na cidade. Na modalidade, 421 atletas formam 21 equipes, femininas e masculinas, de 10 Estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

No masculino, as instituições que representarão Pernambuco-sede na competição serão o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), a Faculdade Osman Lins (Facol), de Vitória de Santo Antão, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já no feminino, as estudantes- atletas da UFPE e Uninassau serão as responsáveis por levar a bandeira de Pernambuco para dentro de campo.

Futebol Facol

Futebol Uninassau

Recife sedia o Rugby 7

Sediando pela primeira vez os jogos universitários brasileiros desta modalidade, a Fape traz para Recife os JUBs 2019 de Rugby 7. Entre os dias 23 e 25 de maio, a capital do Estado será também a capital do Rugby universitário brasileiro. As partidas, que decidirão qual instituição de ensino superior levará o título de campeã 2019 dos jogos, no feminino e masculino, ocorrerão no Centro Poliesportivo Santos Dumont, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A Uninassau é a representante do estado na competição masculina.

O presidente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes, José Carlos Pessoa, reforça o agradecimento ao Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru e ao Clube Atlético do Porto pelo apoio ao trazer os JUBs e ressalta o valor de sediar a competição. “Primeiramente, não podemos deixar de ressaltar a importância do apoio que recebemos do Governo de Pernambuco, do município de Caruaru e do Clube Atlético do Porto. Sediar um evento nacional não é fácil, requer muita estrutura e responsabilidade, e sem esses apoios não seria possível trazer a fase nacional das disputas do futebol e rugby universitário. E, ressaltando ainda o valor desse apoio, conseguir realizar essas competições em Pernambuco mostra que, além de sermos um importante celeiro de atletas, temos capacidade de sediar grandes eventos esportivos nacionais, como os Jogos Universitários Brasileiros”, ratifica José Carlos.

Vale lembrar que ambas as competições, realizadas em Caruaru e no Recife, servirão para pontuação do Troféu Eficiência 2019. Todas as partidas do JUBs Futebol e Rugby 7 serão gratuitas ao público.