Ceclin
maio 19, 2011 1 Comentário


Único hospital de Moreno está fechado há quase um ano

A reforma no prédio onde está instalado o hospital terminou em março deste ano; mas até hoje a unidade não voltou a funcionar


Da Redação do pe360graus.com


Há quase um não, o Hospital Maternidade Armindo Moura, o único do município de Moreno, está de portas fechadas. Ele foi interditado em julho de 2010 por falta de estrutura do prédio onde está instalado. A reforma com recursos governo do estado terminou em março deste ano, mas até hoje a unidade não retomou o atendimento à população.
Por conta desta situação, Graciele Patrícia, que mora em frente ao hospital e está grávida de seis meses, tem de ir até o Recife para fazer exames de pré-natal. “É a maior dificuldade para mim. Minha gravidez é de risco. Tenho de pegar três conduções para chegar no Imip”, lamentou.
Para que o hospital volte a funcionar com recursos do sistema único de saúde (SUS) é preciso que seja assinado um contrato com o município. O documento estabelece quais serviços serão oferecidos à população. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que só esta semana começou a negociar o contrato de prestação de serviços com a União Beneficente dos Trabalhadores, a instituição filantrópica dona do hospital.
Os moradores reclamam da precariedade do atendimento em outras unidades de saúde, como a Policlínica Municipal e a Clínica Santa Terezinha, que é conveniada ao SUS. O agricultor Joseildo Lopes de Lima conta que teve que ir ao Recife fazer a radiografia do braço, pois não encontra médico em Moreno. “Agora não sei para que médico levar o raio-X, pois em Moreno não tem ortopedista”, reclamou.
A Secretária Municipal de Saúde, Rufina Abigail, garante que já houve um entendimento sobre o contrato de serviço com os gestores do hospital maternidade. “Ficou definido hoje que toda a documentação será mandada para mim e até junho, o hospital deverá está aberto”, prometeu a secretária. De acordo com ela, quando for reaberto, o hospital vai oferecer os serviços de parto, cardiologia, ortopedia, clínica médica, urgência e emergência.