UFPE Vitória capacita agentes de Saúde da Vitória de Santo Antão

Agentes comunitários de saúde participam da formação. Foto: Divulgação
Aulas estão sendo oferecidas de modo presencial com todos os cuidados para evitar aglomeração
O Comitê Científico e Consultivo de Apoio às Ações de Enfrentamento da Covid-19, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), da UFPE, deu início na quinta (29.04) ao curso para enfrentamento à Pandemia de Covid-19 na Atenção Primária à Saúde para Agentes de Saúde de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de PE. Oferecida para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Município, a iniciativa é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e inclui o diagnóstico sorológico anti-Sars-Cov-2 Elisa (IgA, IgM e IgG) e perfil de citocinas dos participantes, que também já foram imunizados.
Para o curso, cujas aulas estão sendo oferecidas de modo presencial com todos os cuidados para evitar aglomeração, as enfermeiras da Estratégia Saúde da Família e profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde do CAV foram preparadas como facilitadoras.
Segundo a professora Ana Wládia Lima, que divide com a professora Livia Milena Mello a coordenação do curso, “a proposta está organizada com metodologias ativas e participativas para aprimorar conhecimentos, provocar troca de experiências e ideias de como melhor atuar nas comunidades frente à pandemia da Covid-19”.
Ainda integram a equipe responsável pelas ações que garantem o curso a professora Ana Lisa Gomes, que coordena a pesquisa dos diagnósticos sorológicos; a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Alexiane Priscila da Silva; e a coordenadora de Educação Permanente da Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão, Maria Rosana Ferreira. As aulas acontecem nas instalações da UFPE, seguindo o seguinte cronograma:
Agentes do Território 1 – quinta (29 de abril) e sexta (30)
Agentes do Território 2 – terça (4 de maio) e quarta-feira (5)
Agentes do Território 3 – 13 e 14 de maio.