Ceclin
jun 27, 2015 0 Comentário


UFPE vai contar com Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde

Foto: Arthur Mota / Folha PE

Foto: Arthur Mota / Folha PE

O Hospital das Clínicas da UFPE e o Departamento de Educação Física da universidade inauguram, nesta segunda-feira (29), o Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), localizado no térreo do HC. A cerimônia de inauguração será às 11h, no próprio Laefes, e será aberta à imprensa.

O Laefes será voltado para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão que tenham o exercício físico como estratégia principal de intervenção. Os servidores do HC, bem como os pacientes da unidade, serão beneficiados com o espaço por meio de programas de exercícios físicos que visem à melhoria da condição de saúde e qualidade de vida. “Os funcionários do HC terão acesso aos projetos conforme oferta e demanda de acordo com potenciais riscos à saúde. Já os usuários poderão ser atendidos conforme projetos específicos, de acordo com possíveis efeitos adjuvantes dos exercícios físicos ao seu respectivo tratamento convencional”, afirmou o coordenador do Laefes, professor André Costa.

De acordo com o superintendente do Hospital das Clínicas, Frederico Jorge Ribeiro, a inauguração deste laboratório representa o marco inicial, no HC, para a implantação de ações que envolvam atividades físicas como mais uma opção de prevenção e tratamento para os pacientes da unidade. Uma das pesquisas que será desenvolvida no laboratório vai avaliar os benefícios da atividade física para os pacientes com a doença de Alzheimer em estágio leve, enquanto outro estudo será na área de Oncologia e avaliará os pacientes que tiveram câncer de mama.

Com informações da Assessoria.