Ceclin
dez 06, 2022 0 Comentário


UFPE promove Seminário de Práticas Integrativas em Saúde em Recife, Caruaru e Vitória

A primeira edição aconteceu no ano passado e agora terá como tema – Os Saberes Ancestrais

A segunda edição do Seminário de Práticas Integrativas Complementares em Saúde: Saberes Ancestrais, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, será promovida presencialmente nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, respectivamente. O evento é aberto ao público em geral, que deve se inscrever através do formulário eletrônico.

A programação está disponível no site da Diretoria de Qualidade de Vida da Progepe, na aba Eventos 2022. Durante os três dias de seminário, serão tratados temas como “Os saberes tradicionais, o bem viver e a pesquisa científica: inovação para o conhecimento na Universidade”, com as participações de Islândia de Sousa (Fiocruz/PE) e Renê Duarte (CAV/UFPE).

Outros temas como: Práticas Integrativas no SUS: análise de uma experiência de Recife – Jailma Santos (SIS/UFPE) e Jarbas Nunes (UCIS/PCR); As práticas integrativas como estratégia de ressignificar o cuidado em saúde no município de João Pessoa – Carminha Amorim e Patrícia Margarete; Percepções e práticas de cuidado com a visão biocêntrica – Silvana Medeiros (CAA/UFPE); O bem viver dos povos indígenas e as práticas tradicionais do Cuidado em Saúde – Saulo Feitosa (CAA/UFPE); Plantas medicinais e saúde integrativa – Renê Duarte (CAV/UFPE) e Rafael Ximenes (CAV/UFPE); O manejo e o cuidado com as emoções negativas – Rogélia Herculano.

O objetivo geral do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre os Saberes dos Povos Tradicionais e a relação com as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics).

Mais informações:
divisao.saudemental@ufpe.br