Ceclin
mar 19, 2015 0 Comentário


UFPE muda data de eleições para reitor

(Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press/Arquivo)

(Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press/Arquivo)

Diario de Pernambuco

Originalmente marcada para o dia 15 de abril, a eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o quadriênio 2015-2019 tem nova data. A consulta à comunidade acadêmica vai ser realizada no dia 29 de abril. A mudança teve como motivador a indisponibilidade, na data original, do fornecimento de urnas eletrônicas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Quando a Comissão Eleitoral decidiu pelo dia 15 de abril, ela não tinha feito uma consulta prévia ao Tribunal Regional Eleitoral sobre a disponibilidade das urnas eletrônicas”, explica o presidente da Comissão, o professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE Ivanildo de Figueiredo Filho. “E como a Universidade Federal de Pernambuco, pela terceira eleição consecutiva, utiliza as urnas eletrônicas, a comissão eleitoral decidiu que vai realizar as eleições no dia 29 de abril, que é um tempo mais do que suficiente para as chapas se organizarem, realizarem sua divulgação e publicizarem suas propostas”, completa.

A extensão da data para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade teve como consequência a ampliação do tempo para a campanha eleitoral das cinco chapas inscritas no pleito. O prazo tem início no dia 30 de março, seguindo até 28 de abril, um dia antes da eleição. No caso de realização de segundo turno, novo pleito será realizado no dia 13 de maio. As datas foram decididas em reunião realizada pela comissão eleitoral na última segunda-feira (16). A comissão eleitoral da UFPE se reúne novamente às 10h da próxima segunda-feira (23) na sala 242 da Proacad, na Reitoria da UFPE. Entre os temas que serão debatidos está a confirmação dos prazos para a realização da campanha eleitoral.