Ceclin
dez 15, 2014 0 Comentário


UFPE fecha parceria com a Fiat na área de engenharia automotiva

Vice-reitor substituto da UFPE e representante da Fiat assinam protocolo

Vice-reitor substituto da UFPE e representante da Fiat assinam protocolo

A Universidade Federal de Pernambuco assinou um protocolo de intenções com o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) que estabelece uma parceria ampla para o estímulo à pesquisa científica e inovação tecnológica na área da engenharia automobilística. O produto inicial da parceria é a criação de um curso de pós-graduação lato sensu em engenharia automotiva, em nível de especialização. A assinatura foi feita na última sexta-feira (12), em evento realizado no Polo Automotivo Jeep, instalado em Goiana, junto a outras instituições de ensino de Pernambuco e Paraíba.

O vice-reitor substituto, Edmilson Lima, que representou a Universidade no evento, comentou a importância da assinatura do protocolo: “A universidade abriu diversas portas de relacionamento não só com a indústria FCA, mas com todo o seu rol de fornecedores. O curso de especialização é um primeiro passo, pois nosso desejo é que essa parceria se estenda para os cursos de graduação, principalmente de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação”.

A UFPE abrirá inscrições para a especialização já no primeiro semestre de 2015. O curso será aberto a candidaturas de engenheiros de modo geral. A carga horária será de 480 horas, com aulas ministradas no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)do Campus Recife e visitas à fabrica em Goiana. O projeto do curso está sendo montado considerando as potencialidades da UFPE e da FCA, inclusive a grade de disciplinas, que já está fechada e contempla 23 matérias.

De acordo com o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Francisco Ramos, o protocolo de intenções poderá abranger diversos tipos de parcerias e convênios. “Se um professor ou departamento quiser celebrar um acordo específico com a empresa, será abrangido por este protocolo, de caráter ‘guarda-chuva’. Isso significa que, partir desta assinatura, outras ações serão estimuladas”, explica.

A gerente de Recursos Humanos para a América Latina da FCA, Erika Morreale, frisou que o espírito da parceria é, prioritariamente, beneficiar a região e não criar cursos customizáveis para o grupo: “Queremos estabelecer vínculos duradouros em prol de toda a sociedade, visando o aumento da empregabilidade e o desenvolvimento socioeconômico da região. Do ponto de vista tecnológico, nós temos a montadora mais moderna do mundo. Por isso, queremos colocar essa tecnologia de ponta e a nossa equipe de técnicos, gestores e especialistas à disposição do corpo docente das universidades. Nesse sentido, a UFPE foi pioneira, pois já vínhamos discutindo esse projeto há alguns meses”.

Além do vice-reitor substituto, Edmilson Lima, estiveram presentes no evento, representando a UFPE, o vice-diretor do CTG, Afonso Henrique de Oliveira, a chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Josélia Santana, e o coordenador do curso de graduação em Engenharia Mecânica, Flavio Augusto Figueiredo. Josélia e Figueiredo são atualmente os professores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto do curso de especialização em Engenharia Automotiva.

Com informações da Assessoria.