Ceclin
set 03, 2014 0 Comentário


UFPE é campeã em Xadrez nos Jogos Universitários de Pernambuco

(Foto: Reprodução / Internet).

As equipes masculina e feminina de xadrez da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sagraram-se campeãs nos 62º Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), que começaram em março e terminaram no mês de agosto. A competição é promovida pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape). Os alunos representarão o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 29 de outubro a 9 de novembro, em Aracaju. Vencedores da rodada nacional terão credencial para representar o Brasil nos Jogos Mundiais.

Para o diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD) do Departamento de Educação Física da UFPE, Pedro Pinheiro Paes, os JUPs representam a principal competição dos estudantes universitários. “A UFPE e o NEFD têm total interesse em estimular a participação dos alunos nessas e outras competições universitárias, estimulando a prática esportiva em nosso ambiente acadêmico”, explicou o professor.

Os atletas da UFPE são selecionados entre os estudantes dos campi Recife, Caruaru e do Centro Acadêmico de Vitória. Alguns desses atletas recebem, inclusive, Bolsas de Incentivo ao Esporte, da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPE (Proplan), como forma de subsídio para os treinamentos.

O técnico das equipes e também competidor, Danilo Cesar, esclareceu que o trabalho com os atletas é desenvolvido principalmente de maneira individual, mas também em grupo. “Este estudo é realizado por meio de livros e softwares. Além dos estudos individuais, procuramos também nos encontrar quinzenalmente, seja em torneios ou na própria universidade”, afirmou Danilo.

Para Danilo, o xadrez é um esporte que desenvolve muito a capacidade de concentração e disciplina, e ensina a importância do preparo e planejamento das ações. “O que eu observo é que aqueles que jogam xadrez costumam ter bom desempenho acadêmico, visto que são pessoas que se planejam, se preparam e são disciplinadas”, disse o técnico.

A UFPE obteve também resultados de destaque em outras modalidades da competição. A universidade garantiu o vice-campeonato de natação e basquete, nas equipes masculina e feminina, e no voleibol, futsal e atletismo femininos. O terceiro lugar do atletismo masculino também ficou com a instituição.  No voleibol, futsal e handebol masculinos, a UFPE ficou em 4º lugar. O JUBs 2014 é um evento que reúne cerca de 2.000 atletas, de 20 instituições de Ensino Superior, de 10 municípios pernambucanos, competindo em 20 modalidades.

Com informações da Assessoria.