Ceclin
maio 18, 2010 2 Comentários


Turismo e cultura unidos para fomentar o interior pernambucano

Do JC Online

O programa que visa incrementar o turismo interno no Estado, “Pernambuco conhece Pernambuco”, recebe reforço de investimentos, parceria cultural e a inclusão de mais uma rota turística aos dez roteiros já sugeridos.
A rota inédita Cantoria e Poesia (Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Sertânia) sugere destinos em que o visitante trafegue pelo universo de mestres da rima como repentistas, violeiros e cordelistas.
Serão investidos R$ 3,5 milhões em qualificação da mão de obra, promoção e pesquisas. Além da destinação de R$1,8 milhão voltados para ações como postos de informações turísticas em munícipios polos e criação de trilhas turísticas.

As rotas do projeto trazem as temáticas: Cantoria e Poesia, Luiz Gonzaga, Engenhos e Maracatus, Cangaço e Lampião, Vinho: Vale do São Francisco, Crença e Arte, Costa dos Arrecifes, Náutica Coroa do Avião, Rota da História e do Mar, Rota da Moda e da Confecção, Rota Águas da Mata Sul.
“Pernambuco conhece Pernambuco”, implementado pela secretaria estadual de turismo e pela Empetur, fortalece uma parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para tornar o estado Pernambuco o maior destino da diversidade cultural do Brasil.

Assim, em ação intergrada, as rotas desenvolvidas, que envolvem 55 munícipios, agregam representatividade no calendário do Festival Nação Cultural, que ao longo do ano leva extensa programação cultural e atividades artísticas a cidades de todo Estado.