Troca de tiros entre policiais e facções criminosas deixa ferido e assusta moradores de Escada
Segundo a PM, um suspeito foi ferido e uma pistola, apreendida. População relatou que foram fechados estabelecimentos comerciais, faculdade e escola.
Com informações de Bruno Fontes e Priscilla Aguiar, TV Globo e G1 PE
Trocas de tiros e movimentação policial intensa foram registrados em Escada, na Mata Sul, entre a quinta (05.10) e esta sexta-feira (06). Segundo a Polícia Militar (PM), houve confronto entre policiais e criminosos, o que deixou ao menos um suspeito ferido.
Moradores afirmaram que, devido ao ocorrido e clima tenso na cidade, foram fechados estabelecimentos comerciais, uma faculdade e uma escola. A PM explicou, em nota, que uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) foi surpreendida por disparos e reagiu.
Os criminosos que trocaram tiros com os policiais “fugiram para um matagal”. “Um dos suspeitos foi localizado ferido e socorrido para um hospital do Cabo de Santo Agostinho, onde se encontra custodiado”, disse, na nota.
A PM afirmou, ainda, que uma pistola foi apreendida no local do confronto e que as buscas pelo restante da quadrilha continuam.
Uma auxiliar contábil de 53 anos que preferiu não ser identificada disse que estava em um velório quando ouviu tiros no local, que fica nas proximidades da Faculdade da Escada (Faesc). “A gente não podia sair de lá, eles entraram na faculdade. E hoje foi o enterro. A gente estava lá de novo e começaram os tiros. Eu entrei na casa de uma senhora dessa rua e a Polícia atirou de volta. Um homem ferido caiu no chão. Fiquei presa lá na casa da moça até passar”, afirmou.
Segundo o Delegado Seccional da Vitória de Santo Antão, Guilherme Mesquita, a situação em Escada foi motivada por brigas entre facções criminosas e em resposta às ações realizadas pela Polícia na cidade.
“Na verdade o que está acontecendo são duas vertentes. Tanto briga de facções como um plano do tráfico em geral para desestabilizar a comunidade em vista do trabalho que a Polícia vem fazendo no local”, disse. “Estamos em busca da identificação e qualificação desses indivíduos que estão tentando instalar o caos na cidade de Escada e quero deixar claro não é na cidade de Escada de modo geral, mas em um determinado local onde o tráfico é mais intenso”, afirmou. As comunidades afetadas foram os Bairros Alto do Sacrifício e Coqueiro.
O suspeito ferido foi identificado como Diego David da Silva Barros, de 29 anos. Ele seria integrante de uma facção criminosa que atua no Litoral Sul do Estado. Segundo a Polícia, Diego estava foragido e tinha três mandados de prisão por homicídio em aberto contra ele.
A PM informou que o 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança na área, teve o reforço do BEPI após informações sobre atividades criminosas no Município e que houve incremento nas equipes do Batalhão que atua na área, como guarnições táticas, patrulha rural e trio de motopatrulheiros.
LEIA TAMBÉM:
– MULHER PRESA POR PARTICIPAÇÃO NO HOMICÍDIO DE JOALHEIRO EM ESCADA
– MULHER ARRASTADA DE CASA EM ESCADA FOI ENCONTRADA MORTA EM RIBEIRÃO