• Ceclin
fev 16, 2017 0 Comentário


Troça da acessibilidade presta homenagem a Raminho Fotógrafo

Raminho Fotografo (2)

Raminho é uma das figuras que mais testemunhou os grandes momentos da história da Vitória de Santo Antão nos últimos 50 anos

A oitava edição da Troça Carnavalesca ADVISA em Folia que acontece neste domingo (19/02), na sede da Associação dos Deficientes, próximo a Praça do Fórum, na Matriz da Vitória de Santo Antão, fará um especial desfile em homenagem ao seu sócio-fundador Severino Francisco Matos – “Raminho Fotógrafo”, falecido aos 79 anos, no ultimo dia 21 de janeiro.

A Troça ADVISA em Folia surgiu há oito anos para reunir as pessoas com deficiência física e amigos da entidade a fim de esquentar a folia uma semana antes do Carnaval. Organizado por Alexandre Rogério, presidente da Associação, a agremiação promove festa carnavalesca regada à feijoada, cerveja e batida da PITÚ, com muito som e saída pelas ruas com orquestra de frevo em reverência a Raminho Fotógrafo.

RAMILSON DA SILVA MATOS, como fotógrafo acompanhou com suas lentes os acontecimentos nos últimos 59 anos em Vitória. Patrimônio do Município, o mesmo foi um dos protagonistas na construção da Associação, bem como da troça carnavalesca. Neste Carnaval 2017, a Advisa em Folia sente-se honrada em prestar homenageia (in memorian) àquele que por mais de meio século fotografou e eternizou o carnaval vitoriense.

Quando nos tempos de tirar retrato (fotografia) era um verdadeiro acontecimento na nossa sociedade, Raminho era muito solicitado, sobretudo nos bailes carnavalescos dos Clubes O Cisne, Camelo e Leão. Com o término dos bailes, ele continuou registrando o nosso carnaval de rua e como fotógrafo profissional desde 1958, fez da fotografia sua paixão. Também como destacado folião, ele fazia a junção dos dois e não era difícil vê-lo pulando atrás das orquestras de frevo.

carnaval 2012 ADVISA

Raminho sempre foi atualizado com relação as câmeras fotográficas, onde trabalhou com as de filmes (12-24-36 poses), a Polaróide, além de logo após adotar câmera digital, qualificando cada vez mais seu trabalho. O homenageado sempre dizia que tirando o dinheiro do laboratório, o resto era lucro. Por outro lado tinha foto que tirava de “seus clientes” que ele recebia apenas no outro carnaval e estava tudo bem, dizia ele, “pois a amizade vale mais que dinheiro”.

Acredita-se que seja muito difícil em Vitória de Santo Antão alguém que nunca tenha sido captado pelas lentes potentes de Raminho Fotógrafo. Vale destacar ainda que sempre foi solícito para passar seus conhecimentos para alguém que queria entrar no ramo da fotografia.

A diretoria da Advisa lembra que se costuma afirmar que o saudoso publicitário Dilson Lira eternizou nossos carnavais através dos vídeos, pelo qual, por sua vez, Raminho Fotógrafo eternizou a festa de Momo com as suas fotografias. Para a Advisa, vale a pena sugerir ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, através do seu presidente Pedro Ferrer, dotar através desse acervo, com permissão da família de Raminho, lançar um livro com as fotografias e uma exposição, a fim de que os jovens e turistas tenham conhecimento do Carnaval de Vitória no passar desses mais de meio século, imortalizados na visão apaixonante e imagens produzidas por Raminho Fotógrafo.

 

Raminho Fotografo (1)SERVIÇO

Troça Carnavalesca ADVISA em Folia

Homenagem ao seu sócio-fundador Severino Francisco Matos – “Raminho Fotógrafo”

Quando: Domingo (19/02), às 11h.

Onde: Sede da Associação dos Deficientes, próximo a Praça do Fórum, na Matriz da Vitória de Santo Antão/PE.

Preço do abada: R$ 25,00 (para PCD é grátis)

Contato: (81) 9 8794.6380.