Ceclin
abr 27, 2016 0 Comentário


Triagem para cirurgias de catarata acontece em Gravatá

1-1-630x420

A Prefeitura de Gravatá e a Fundação Altino Ventura (FAV) são parceiras na realização de uma triagem para a realização de cirurgias de catarata – doença que provoca a falta de nitidez na visão. Os atendimentos iniciaram na última segunda-feira (25), e seguem até a próxima sexta-feira (29), no setor de Regulação em Saúde, que fica no prédio do Centro de Saúde (antiga SUCAM), na Rua Dr. Regis Velho, S/N no bairro do Cruzeiro. O público alvo são os idosos com mais de 50 anos e portadores de dificuldades na visão.

A iniciativa foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde que, em 18 de março, encaminhou um ofício para a FAV solicitando a parceria. O objetivo é detectar os pacientes que possuem a doença e necessitam do procedimento cirúrgico que, posteriormente, será realizado. Neste primeiro momento do projeto, 500 pessoas serão atendidas, em 100 atendimentos por dia. O horário de atendimento é das 7h às 12h, pela manhã, e das 13h ás 17h, à tarde. De acordo com o assistente de oftalmo, Alessandro Reis, após a triagem, os pacientes diagnosticados para cirurgias deverão realizar, imediatamente, os exames pré-operatórios. “Os pacientes foram encaminhados pelas unidades de saúde da família e, hoje, passam pelo oftalmologista para diagnosticar a necessidade de realizar a cirurgia de catarata. Em seguida, eles irão realizar os exames de sangue e parecer cardiológicos que serão ofertados pela Secretaria de Saúde”, informou.

A gravataense, Severina Francisca da Silva, 68 anos, realizou a cirurgia de catarata em um olho no ano de 2014 e, hoje, participou da triagem para operar o segundo olho neste projeto. “Há dois anos eu operei um olho que eu não enxergava bem e agora está tudo ótimo. Hoje vou passar pelo médico para operar o segundo olho. Essa ação é importante porque nos devolve a visão e, o melhor, sem custo. Eu não teria condições de pagar a cirurgia”, destacou. Na segunda etapa do projeto, que acontece de 26 a 30 de julho, a unidade móvel da FAV irá realizar as cirurgias em Gravatá, em frente ao Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Gravatá Notícias