TRE-PE cassa mandato de prefeito e vice e convoca novas eleições em Maraial

O prefeito e vice-prefeito de Maraial, Sérgio do Santos e Ananias Pereira do Santos
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, em votação realizada na manhã desta sexta-feira (18.06), a cassação dos mandatos do prefeito de Maraial, Sérgio da Farinha (Avante), e do vice dele, Ananias José Santos Neto (Nia Filho), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020. Haverá nova eleição direta no Município.
Por 5 votos a 2, os desembargadores deram provento ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que considerou que o grupo político do atual prefeito cometeu crime eleitoral ao construir uma ponte e distribuir água em caminhões-pipa durante o período de campanha.
A denúncia havia sido apresentada ao MPE pelo grupo opositor “Unidos por Maraial”, do candidato derrotado nas urnas Marlos Henrique (PSB/PE). Com a decisão, prefeito e vice-prefeito devem ser afastados do cargo, o que exige a posse interina do atual presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo do Queijo. Além do prefeito e do vice-prefeito afastados, o atual suplente de vereador Josivaldo Silva dos Santos (Val do Gás) deve ter seu nome retirado da lista de suplência, sob as mesmas alegações do MPE.