• Ceclin
jun 21, 2019 0 Comentário


Tradição se repete no Corpus Christi com tapetes quilométricos nas Paróquias de Vitória

dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (20), foi marcado por confecção de tapetes, missas e procissões em Vitória. Fotos: Reproduçao Web

Dia de Corpus Christi, celebrado na quinta (20), foi marcado por confecção de tapetes, missas e procissões em Vitória. Fotos: Reprodução Web

A tradição de criar tapetes quilométricos pelas ruas das cidades brasileiras, nas celebrações de Corpus Christi, na quinta-feira (20/6), mobilizou centenas de fiéis em Vitória de Santo Antão. A organização ficou por conta das paróquias da Matriz de Santo Antão, N. Sa. do Livramento, além dos Bairros São Vicente de Paulo, Águas Brancas e Bela Vista, com ornamentos nos quais foram utilizadas enormes sacos de sal colorido, giz, lã, borra de café, pedrarias, tintas corantes e serragem de madeira.

Vitória, mais uma vez, construiu o maior ornamento da região com cerca de 1,5 quilômetro se somados os tapetes confeccionadas pelas paróquias mencionadas, sendo considerado esse ano o conjunto de tapetes maior em extensão, quando contaram com temas envolvendo a Eucaristia. A data foi lembrada com mensagens de paz, esperança e fé. Nas imagens, a reprodução de cálices, mosaicos estilo Bizantino, anjos e pomba da paz. Os elementos fazem referência aos símbolos do cristianismo e demarcam o caminho a ser seguido pela procissão conduzida pelo pároco da comunidade.

A tradição do tapete de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no século XIII, e depois se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil com os colonizadores portugueses, tornando-se uma das principais tradições das cidades.

Matriz de Santo Antão

Paroquia Livramento

Celebração de Corpus Christi – é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. É nesta festa que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores.

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra ‘Corpus Christi‘, é de origem latina e significa ‘Corpo de Cristo’, que nas celebrações da Igreja Católica, é a hóstia consagrada. Os tapetes servem de homenagem a passagem da procissão.