Ceclin
jun 17, 2009 0 Comentário


Todos ao 51º Congresso da UNE

Lúcia Stumpf é atual Presidente da UNE (fonte: site da UNE)
Passado o vitorioso Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP), que ocorreu no último mês de maio na Cidade de Petrolina, sertão médio pernambucano, é chegado o momento do maior fórum de debates dos estudantes universitários de todo o País, é chegado o 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Entidade fundada a mais de 70 anos, a UNE se destaca por sua histórica postura em defesa da soberania do povo brasileiro, pela defesa das reformas educacionais necessárias para o desenvolvimento e crescimento do País e por combater as práticas antidemocráticas (assim como a ditadura militar) que fazem registro não desejáveis na história político-social de nossa nação.
O Congresso da UNE (CONUNE), ocorre a cada 02 anos, e serve como espaço dos estudantes das mais diversas regiões de nosso País discutirem propostas para a melhoria da educação (reforma universitária, aumento nos investimentos para a educação, ensino tecnológico e o uso da tecnologia e da ciência), o desenvolvimento do País e melhorias na infra-estrutura, assim como, discutirem melhoria na segurança pública (principalmente no meio juvenil), políticas para o desporto universitário, para a cultura no meio acadêmico, gênero e questões de lutas raciais, dentre outros temas que são apresentados, além de eleger-se a próxima diretoria da UNE para um mandato de 02 anos.

O 51º Congresso da UNE ocorrerá nos dias 15 a 19 de julho na capital federal (Brasília – DF), no centro político de nosso País. E o processo de eleição dos delegados, suplentes e dos observadores já foi iniciado, a partir do 57º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG).

E a bancada pernambucana já está sendo mobilizada nas mais diversas Universidades/Faculdades de nosso Estado, estima-se que cem por cento das IES (Instituições de Ensino Superior) garantam participação no 51º CONUNE e que Pernambuco mantenha o reconhecimento de bancada mais animada e uma das mais politizadas de todos os Congressos.

Para maiores informações acessem: http://www.une.org.br/ ou liguem para: (81) 3221.8637 (sede UEP) ou (81) 9914.9598 (Virgínia Barros “Vic”).

Por Anderson Diego.