• Ceclin
dez 26, 2014 0 Comentário


TJPE lança concurso público com 50 vagas para juiz substituto

tjpe_thumbDiário de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lança concurso para juízes substitutos. De 19 de janeiro a 19 de fevereiro de 2015, candidatos poderão efetuar inscrição para concorrer às 50 vagas ofertadas no certame. Haverá, ainda, formação de cadastro de reserva para provimento de vagas que possam surgir no prazo de validade do concurso. O edital foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico do último dia 19 e está disponível no site: www.tjpe.jus.br.

Para participar da seleção, os interessados deverão acessar, durante o prazo determinado para as inscrições, o site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, em www.concursosfcc.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 193,83.

O concurso para juiz substituto do TJPE foi lançado devido à carência de magistrados no Estado, tendo sido um dos compromissos assumidos pelo atual presidente da Corte Estadual, desembargador Frederico Neves, quando da sua posse, em fevereiro de 2014. Atualmente, há 200 cargos vagos no Estado.

Em virtude da situação orçamentária do Poder Judiciário do Estado, a seleção prevê o suprimento de 50 vagas. O certame tem validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Corte Especial do Tribunal de Justiça.

Segundo a presidente da Comissão do Concurso, desembargadora Daisy de Andrade Costa Pereira, a expectativa é de que as provas orais terminem no dia 20 dezembro e o resultado final seja publicado em janeiro de 2016. “O concurso vai ajudar a reduzir a carência de magistrados e melhorar a prestação jurisdicional no Estado. Apesar da oferta de 50 vagas, outros candidatos poderão ser convocados durante a vigência do concurso”, explicou.

Também integram a comissão os desembargadores Alexandre Guedes Alcoforado Assunção e Mauro Alencar de Barros e a advogada Adriana Rocha de Holanda Coutinho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil.