Ceclin
jun 22, 2015 0 Comentário


Terminou neste domingo (21) o 40º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP)‏

DSC_3783Terminou neste domingo (21) o 40º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), realizado de 19 à 21 de junho, em Garanhuns, agreste do Estado. Uma nova diretoria foi eleita e a presidência ficou com a estudante do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flor Ribeiro.  Com 23 anos de idade, Flor já foi do Diretório Acadêmico (D.A) IDENTIDADE – Enfermagem UPE, da direção de cultura do DCE UPE, presidente do DCE UPE e também diretora de políticas educacionais e diretora do CUCA Pernambuco durante a gestão da UEP 2013-2015.

O site do congresso recebeu mais de 600 inscrições, e a diretoria da entidade diz que mais de 500 estiveram presentes. Os estudantes universitários saíram de diversas partes de Pernambuco em direção a Garanhuns, no último dia 19. A mesa de abertura e a plenária final aconteceram no auditório do Sesc Garanhuns, que ficou lotado nos dois dias. No dia 20 os grupos de debate, as apresentações dos mais de 30 trabalhos científicos, as oficinas e todos os trabalhos do 40º Congresso da UEP foram na Universidade de Pernambuco (UPE), no campus Garanhuns. Os estudantes ficaram alojados na Escola Professor Antônio Gonçalves Dias CAIC.

DSC_3799Muitos temas foram debatidos sobre educação e seus pilares, como a pesquisa científica dentro das instituições, a questão da permanência do estudante do âmbito escolar, além de temas sociais, como o transporte público e a cultura e a arte. Grande nomes participaram do evento, como Hercília Melo, da ANPG, o secretário de Cultura de PE, Marcelino Granja, o presidente do Sinpro, Helmiton Bezerra, o deputado estadual, Aluísio Lessa, a presidente da UNE, Carina Vitral e a deputada federal, Luciana Santos.

A nova gestão deve comandar a UEP durante o biênio 2015-2017. Confira as metas estabelecidas pela nova gestão no http://congressodauep2015.com.br/.