Ceclin
out 27, 2021 0 Comentário


Telefônica Vivo concede kits tecnológicos as escolas de Vitória

Em parceria com Fundação Telefônica Vivo, Prefeitura de Vitória entrega equipamentos tecnológicos para escolas municipais. Fotos: Roberto Silva/PVSA

Por meio de uma parceria firmada com a Fundação Telefônica Vivo, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão vai modernizar as escolas da rede municipal com kits tecnológicos. Os equipamentos foram entregues nesta quarta-feira (27.10), na Escola Ana Maria Alves (Loteamento Conceição II). As maletas, compostas por 30 tablets, um notebook, um nobreak, um roteador wireless e um filtro de linha (extensão) também serão destinados a outras 26 unidades escolares, sendo 10 rurais e 17 urbanas.

Ao todo, 3.662 alunos do 1º ao 5º ano serão beneficiados com a iniciativa que integra o projeto de Educação Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo. O projeto integra o ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital de qualidade. No Brasil desde 2017, está presente em Manaus, Sergipe, Viamão e Goiânia. Vitória é a primeira cidade pernambucana a receber o programa.

Os tablets já vêm com conteúdos pedagógicos digitais alinhados à Base Comum Curricular (BNCC), sem que seja necessário acessar a internet. A conexão à rede mundial de computadores, contudo, será facilitada com a chegada de modens da Vivo para algumas unidades escolares municipais. A entrega dos equipamentos é apenas um dos pilares do projeto. Antes, os educadores são formados com o apoio da CESAR School. Ao longo da formação continuada, os professores aprendem não apenas a manusear a tecnologia, mas também a inovar nas práticas pedagógicas.

De acordo com o prefeito Paulo Roberto (MDB), essa parceria firmada com o apoio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) vai ao encontro das metas da gestão municipal. “Trabalhamos para oferecer o ensino de qualidade aos nossos estudantes e a tecnologia é um importante aliado nesse processo”, pontua. “Assim conseguiremos criar melhores oportunidades para nossas crianças e jovens”, acrescenta o secretário de Educação, Carmelo Souza.

O Município também participou de outra iniciativa do ProFuturo, o Inova Escola. Em 2016, a Escola Municipal Manoel Domingos de Melo (EMDM), que fica na comunidade rural do Oiteiro e é considerada a primeira escola 100% digital do Nordeste, passou a ser uma das escolas laboratório incubadas que receberam apoio técnico pedagógico. A abertura para a parceria encontrada na rede municipal de Educação, somada aos resultados obtidos por meio da incubação do laboratório de práticas inovadoras, viabilizou a oferta do Aula Digital ao Município, fortalecendo a implementação da agenda de inovação no território, de acordo com as potencialidades locais.

“Estamos felizes por, finalmente, chegarmos a este momento que complementa as ações que temos em andamento como os recursos pedagógicos digitais, a formação dos professores e o acompanhamento nas escolas, que são tão ou mais importante quanto os equipamentos em si. Em anos anteriores, a Fundação Telefônica Vivo desenvolveu parcerias com a rede de Vitória e sabemos o quanto ela abraça a inovação e oportuniza trocas muito ricas de aprendizados e experiências educacionais, graças ao envolvimento dos docentes, e de toda a equipe da Secretaria de Educação. E isto é o que esperamos com esta nova fase do projeto Aula Digital”, explica Renata Altman, Gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo.