Ceclin
Maio 02, 2015 0 Comentário


Técnica desenvolvida em PE inova na construção de casas populares

decupagemEmpresas do ramo de arquitetura e construção asseguram que uma casa com 65 metros quadrado pode ser concluída em um mês de trabalho. O modelo prático de montagem é feito a partir de blocos de concreto que vão se encaixando. A ideia é tornar o projeto popular.

Além da facilidade no material usado, a estrutura foi planejada para ser ecológica. “A gente ainda trabalha com técnicas muito limitadas no Brasil, mas essas tecnologias tentem a tomar cada vez mais espaço no nosso cotidiano”, comenta  Pablo Patriota, arquiteto.

Em tempos de crise, o modelo ainda garante economia, com o sistema de encanação, reuso da água e captação da chuva. Placas de luz solar também estão incluídas. De acordo com os idealizadores, em 12 meses, a economia pode ser de até R$ 2 mil. “O futuro morador da casa terá um consumo vindo da placa e no fim do mês só pagará a taxa de iluminação pública”, explica Michel Vilela, diretor de de projetos.

A casa se enquadra no perfil do programa ‘Minha Casa, Minha Vida”, do Governo do Federal e é vendida por R$ 150 mil. O funcionário público Francisco Sá foi um dos primeiros a comprar. “Na condição que eu vivo pagando aluguel, sofrendo com a crise energética e com a crise no abastecimento de água, essa oportunidade representa para mim o atendimento das minhas necessidades básicas. Sobreturo, como cidadão comprometido com a questão ambiental.

 

G1/PE.