Ceclin
jan 07, 2009 1 Comentário


TCU suspende compra de notebooks

O Tribunal de Contas da União (TCU), paralisou, na última segunda-feira, a compra dos 150 mil notebooks educacionais do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC). O Ministério, que vai usar recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para pagar a compra, deverá provar ao TCU que a aquisição, de fato, será feita pelo menor preço possível e que há um projeto didático que justifique a compra dos equipamentos.

O MEC terá até amanhã para repassar as informações ao TCU. Se o Tribunal se convencer com as explicações recebidas, a negociação poderá ser efetuada. Caso contrário, o TCU poderá pedir dados adicionais ou até solicitar o cancelamento da compra.
A aquisição dos 150 mil notebooks que serão distribuídos para alunos de 300 escolas custará R$ 82,5 milhões para os cofres públicos. A empresa ComSat venceu, em dezembro, o leilão para a venda dos aparelhos oferecendo o modelo Mobilis. Os computadores já estavam em fase de teste pelo MEC quando o TCU resolveu intervir no processo. (Folha de Pernambuco).