Ceclin
mar 02, 2010 0 Comentário


Tabela já começa a definir disputas

Publicado em 02.03.2010
A dez rodadas do término da fase classificatória do Pernambucano, a briga pelas quatro vagas às semifinais está bem definida. Sport e Cabense caminham a passos largos para ocupar duas vagas. Outros seis times fazem uma briga acirrada pelas outras duas. Pela ordem, Náutico, Santa Cruz, Central, Porto, Acadêmica Vitória e Salgueiro estão na disputa. Do terceiro (Náutico) ao oitavo lugar (Salgueiro) são apenas cinco pontos de diferença.
Na rabeira, Ypiranga, Vera Cruz, Araripina e Sete de Setembro parecem fadados a passar a última metade desta fase lutando contra o rebaixamento. A Máquina de Costura, que ocupa o nono posto, já está sete pontos atrás do quarto melhor, o Santa Cruz. O Sete vive situação complicadíssima. Está na lanterna, com sete pontos ganhos, quatro a menos em relação ao primeiro fora da zona de degola, o Vera Cruz.
A rodada de amanhã é favorável ao líder. Em casa, o Sport vai receber a Acadêmica Vitória. Em caso de êxito rubro-negro, o time de Vitória de Santo Antão também pode ficar pelo caminho, principalmente se Náutico e Santa Cruz vencerem, ambos em confrontos diretos. Os alvirrubros vão ao Sertão para enfrentar o Salgueiro, enquanto os tricolores viajam a Caruaru para pegar o Central, seu algoz nos últimos anos.
A Cabense também pode ficar em situação privilegiada. Vai pegar o saco de pancadas Sete de Setembro, em Garanhuns.

Dos que pelejam para entrar no G-4, o Porto é quem tem o compromisso menos complicado, pelo menos, em tese, levando em consideração a tabela de classificação. Sai para enfrentar o Vera Cruz em Vitória de Santo Antão. O adversário está em décimo, com 11 pontos, mas, em compensação, vem de um empate respeitável com o Náutico nos Aflitos.
Neste momento, o quinto colocado Central está com um aproveitamento de 50%. Projetando para o final da fase, estaria com 33 pontos. Portanto, nas condições atuais, 34 seria o “número mágico” para ir às semifinais, sem depender de critérios de desempate. No ano passado, o quinto colocado Porto terminou os 22 jogos do primeiro e segundo turnos com 32 pontos. O Salgueiro teria ido à fase final, na quarta posição, com um ponto a mais. Em 2009, a fórmula de disputa era por pontos corridos.
(Jornal do Commercio).