Ceclin
mar 06, 2008 3 Comentários


Socorro Santos assume Secretaria da Mulher

Em Sessão Solene realizada pela Câmara de Vereadores da Vitória Sto. Antão, nesta quinta (06), para registrar as festividades comemorativas ao Dia da Mulher, a Casa Diogo de Braga criou a “Comenda Mariana Amália”, pelo qual foi entregue a diversas personalidades do meio político e social. Nesta cerimônia, o Prefeito Demétrius Lisboa (PSB) empossou a sindicalista e líder feminista Maria do Socorro Santos, 55 anos, a qual foi escolhida pela Prefeitura Municipal para assumir a recém criada Secretaria Especial da Mulher.
Estiveram presentes além de todos que fazem o Centro das Mulheres da Vitória, autoridades e populares que lotaram o plenário do Legislativo. Para prestigiar o evento e receber a Comenda estiveram lá a Dep. Federal Ana Arraes (PSB), a sra. Magdalena Arraes, representantes da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres em PE, Paulo Varejão – Procurador do Estado, Dep. Aglaílson Júnior (PSB), o ex-prefeito José Aglaílson, diversos secretários do município e represetantes da sociedade civil.
Uma das prioridades da nova secretaria será a instalação do Centro de Referência das mulheres em situação de violência, que visa propiciar o apoio jurídico necessário, além de companhamento psicológico para o fortalecimento de sua auto-estima. Uma outra importante ação prevista no cronograma de ações será a instalação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Para fazer funcionar e implementar os vários programas e serviços previstos, como o de articular os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho, com programas de capacitação, o governo municipal destinará recursos no valor de R$ 1 milhão para os próximos dez meses, segundo dados fornecidos no Blog da Secretaria da Mulher.
Maria do Socorro traz no currículo um histórico marcado pela vasta experiência de mais de 20 anos de militância, desde o trabalho na roça com seus pais até ter sido uma das fundadoras do Centro das Mulheres da Vitória de Santo Antão, em 1988. Ela esteve à frente da entidade como diretora durante 13 anos. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), sua escolha para esta pasta se deu de modo unilateral. Maria do Socorro Santos terá como secretária adjunta a militante histórica do movimento feminista do Estado, Dalvanice Nascimento, que atuou como chefe da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife.
Postado por: Lissandro Nascimento.