Ceclin
mar 26, 2009 3 Comentários


SNE COM LANÇAMENTO DE LIVRO E CALENDÁRIO SOBRE A BACIA DO TAPACURÁ

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo, 22/3, e a Semana da Árvore que acontece na última semana de março, a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), por meio do projeto “Reflorestágua: reflorestando e protegendo as águas do Tapacurá”, que tem patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, preparou uma série de eventos que começaram na segunda-feira, 23/3 e seguem até sexta-feira, 27/3.

Em parceria com as prefeituras e as organizações da sociedade civil dos seis municípios que formam a bacia hidrográfica do Rio Tapacurá (Gravatá, Pombos, Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Moreno e São Lourenço da Mata), a SNE realiza a Semana da Água e da Floresta.

A coordenadora do Reflorestágua, Elisabete Braga, explica os eventos que ocorrerão nos seis municípios envolverão a participação de professores, estudantes, gestores públicos e pais de estudantes. “Queremos continuar o fortalecimento de educação ambiental realizadas com jovens e professores das escolas”.

Para a Semana da Água e da Floresta, a SNE programou os lançamentos do livro “Como vejo o meio ambiente no meu município?” e do Calendário 2009 do Reflorestágua, além da apresentação da peça teatral “Água e Rio: tudo está por um fio”, encenada por 10 jovens da ONG Geração Futuro do município de Pombos, que trabalha arte, cultura e cidadania.

“Essas duas publicações são resultantes do concurso organizado pela SNE, envolvendo mais de mil e quatrocentas crianças residentes nos municípios que compõem a Bacia do Tapacurá, e reúnem as melhores redações, frases, desenhos, poesias e fotografias enviadas por mais de 1400 alunos”, detalha. “Nosso objetivo com o concurso foi incentivar as crianças a refletirem sobre as condições do meio ambiente onde vivem e dar a elas a oportunidade de expressarem suas percepções. Conseguimos contribuir para a formação de uma consciência ecológica e ter em mãos um livro escrito por crianças e para as crianças da bacia do rio Tapacurá” ressalta a coordenadora.

A publicação deverá ser usada como apoio pedagógico nas 26 escolas trabalhadas pelo Projeto Reflorestágua, além de outras organizações.

Programação:
– Apresentação da Peça Teatral “Água e Rio: tudo está por um fio” – Geração Futuro
– Lançamento do livro “Como vejo o meio ambiente no meu município?” e do “Calendário do Reflorestágua/2009”, com homenagem aos vencedores do Concurso.
– Atividades diversas propostas pelos municípios.

Data Município Horário Local

23/03/09 Gravatá 13 às 16h30 Auditório da Antiga Secretaria de Educação
24/03/09 Pombos 9h às 11h Quadra Poliesportiva do Município
25/03/09 Chã Grande 8h às 11h30 Quadra da Escola João Faustino de Queiroz
26/03/09 Vitória de Santo Antão 8h30 às 12h Auditório da FACOL
26/03/09 Moreno 13 às 16h Escola Municipal Baltazar Moreno
27/03/09 São Lourenço da Mata 8h30 às 12h Câmara Municipal dos Vereadores
…………………………………………………………………

Patrícia Xavier
Assessora de Comunicação / MID Comunicação