Ceclin
dez 17, 2020 0 Comentário


Slow Fit: método que une exercício físico e meditação ganha adeptos no Brasil

O Slow Fit começa com uma sessão de meditação para manter o corpo ativo e a mente serena. Autor: lograstudio / Fonte: Pixabay.com

Melhorar a saúde do corpo e da mente. Essa é a fórmula proposta pelo mais novo método que vem ganhando o País nos últimos meses. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a modalidade chamada de Slow Fit, que combina os exercícios físicos com a meditação, caiu no gosto popular.

A meditação já é uma prática comprovadamente eficaz para melhorar a qualidade de vida, porque atua no bem-estar. Mas, agora, a sua eficiência está sendo demonstrada também nos treinos.

E a razão é simples. Se por um lado, a atividade física prolonga a vida ao manter o corpo ativo, a meditação coloca a mente em estado de concentração. Juntas, essas duas práticas melhoram os resultados buscados tanto para o corpo quanto para o emocional.

Ambiente estressante

Até porque, na maioria das vezes, praticar exercícios físicos, seja na forma de treinos e ou de esportes, está, quase sempre, relacionado ao estresse.

Em um ambiente de academia, por exemplo, a música alta e acelerada, as conversas entre alunos e as muitas distrações se juntam à correria diária tirando o foco da atividade e causando ansiedade.

Além disso, é comum que os praticantes levem o ritmo frenético do dia a dia para os treinos. No entanto, de acordo com os especialistas, malhar ou praticar esportes sob pressão, estresse e com pressa, além do exagero nos exercícios físicos, costumam aumentar as chances de dores e lesões.

Concentração para acalmar

Para evitar isso, o método Slow Fit incluiu a prática da meditação antes dos exercícios físicos.

É o que explica Andressa Rodrigues, editora de Academia, em sua coluna no Saudável&Forte. “A meditação tem como base a concentração, a abstração dos sentidos e o controle da respiração. Ao meditar antes do treino, o praticante deixa as preocupações da vida de lado, pelo menos naquelas horas da prática, e foca exclusivamente na execução dos movimentos do corpo”, afirma.

Com atenção total nos exercícios, completa Rodrigues, o aluno consegue melhores resultados na parte física, evita lesões e ainda alivia a tensão diária.

Ambiente calmante

Para ajudar ainda mais na concentração e no relaxamento, o Slow Fit também conta com um ambiente diferenciado, com a trilha sonora tranquila, sem distrações e com muito verde e plantas ao redor.

Outro diferencial desta modalidade é que ela é realizada em turmas de no máximo cinco alunos. E os treinos são personalizados de acordo com uma avaliação prévia.

No ambiente on-line a proposta é a mesma: com uma atmosfera que convida o praticante a relaxar a mente e o corpo antes de iniciar o trabalho muscular e aeróbico de maneira mais focada.