Ceclin
out 01, 2012 0 Comentário


Site criado pelo TSE para Ficha Limpa está desatualizado

A uma semana da primeira eleição brasileira com a lei da Ficha Limpa em vigor, o cidadão pode enfrentar dificuldades para se informar sobre o passado de seus candidatos a prefeito e vereador. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém a ferramenta divulgacand 2012 que reúne informações sobre todos os candidatos, incluindo espaços para declarações de bens, certidões criminais e o quanto está sendo gasto na campanha.

O problema é que as informações sobre as certidões criminais estão desatualizadas apesar de o prazo para entrega de documentos ter sido encerrado em 5 de agosto. Muitos dos documentos arquivados tratam de outros assuntos e não se o candidato já respondeu a inquéritos ou ações judiciais por improbidade administrativa, assalto a mão armada ou homicídio.

O usuário pode ser surpreendido com a cópia de um histórico escolar da época em que o político frequentava o ensino fundamental, reprodução da declaração de renda (que deveria estar no ícone destinado a declarar o patrimônio) ou documentos redigidos de próprio punho de que é alfabetizado.

A Justiça Eleitoral do Rio admite a desatualização e alega que as informações foram entregues no fim do prazo de 30 dias estipulado para o registro dos candidatos. Mas reconhece que o sistema ainda precisa ser aperfeiçoado, pois o divulgacand 2012 com as certidões criminais é um avanço e uma importante ferramenta para o eleitor.

Saiba mais AQUI.