Ceclin
jun 04, 2020 0 Comentário


Novo sistema de esgotamento começa a operar em Gravatá

O Governo do Estado, por meio da Compesa, entregou o novo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Gravatá, beneficiando 30 mil pessoas com mais saúde e qualidade de vida. A primeira etapa do SES conta com 35 quilômetros de redes e ramais implantados, e recebeu o investimento de R$ 58 milhões do Governo de Pernambuco e Compesa, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma obra que atende 30% da população gravataense.

O projeto contemplou a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto com um sistema de desinfecção ultravioleta que trata os resíduos e os devolve à natureza com um alto nível de qualidade. A unidade possui capacidade de tratamento de 136 litros por segundo de esgoto. Além dessas estruturas físicas e suas redes, a obra ainda beneficiou a população com a realização de ligações intradomiciliares, ou seja, cabe à Companhia executar o serviço interno.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, avalia o impacto da obra especialmente no momento em que todo o Estado segue mobilizado no combate à pandemia da Covid-19. “A entrega do novo sistema de esgotamento de Gravatá é uma conquista da população que ganha um significado ainda maior nesse período de enfrentamento do coronavírus. Levar saúde e qualidade de vida para as pessoas é uma determinação do governador Paulo Câmara e uma missão da Compesa, que segue investindo na universalização do saneamento em todo o Estado”, ressalta Manuela.

Além do atendimento à população, a contribuição ambiental é também uma meta que vem sendo alcançada pela Compesa. Por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) o novo sistema de esgotamento está contribuindo para o processo de despoluição do Rio Ipojuca. Internamente, a irrigação do cinturão verde e gramado da ETE é realizada com o aproveitamento da água obtida do tratamento do esgoto a partir de um sistema de irrigação automatizado.