Ceclin
jul 20, 2020 0 Comentário


SINTEPE: #VotaFUNDEB

#VOTAFUNDEB

A CNTE, entidade à qual o Sintepe é filiado, vem firmemente atuando na campanha em defesa do novo Fundeb. A aprovação, na íntegra, do parecer da relatora deputada Professora Dorinha Seabra, que subvincula o percentual de 70% do Fundeb para a valorização de todos/as os/as profissionais da Educação é essencial para avançarmos na melhoria da qualidade do ensino público, que necessariamente passa pela valorização dos/as trabalhadores/as que atuam na educação básica das redes públicas estaduais e municipais.

O Fundeb é responsável pela maior parte do financiamento da educação básica nos Estados e municípios. Sem o Fundeb, o Piso Salarial do Magistério, nossa garantia mínima de valorização profissional, fica comprometido.

PROTOCOLO

A Secretaria Estadual de Educação anunciou na última quarta-feira (15/07) um protocolo direcionado às instituições de ensino das redes públicas e privada com, segundo o próprio documento, “orientações para preservação do distanciamento social entre as pessoas, além da adoção das medidas de proteção/prevenção e de efetivo monitoramento das ações e comunicação”.

O referido documento foi analisado pela diretoria do Sintepe, que já solicitou reunião com a Secretaria de Educação para discutir pontos do referido documento, que consta de 51 itens.

SEM DATA

Não há data definida para retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino no Estado de Pernambuco. O Sintepe continua informando que qualquer tipo de pressão ou ameaça para retorno aos locais de trabalho deve ser comunicado ao Sindicato.

SOLIDARIEDADE

A nossa solidariedade aos reitores, pró-reitores e corpo acadêmico, administrativo e estudantil da UFPE e da UFRPE em decorrência de comentários maldosos e distorcidos, veiculados por setores da imprensa, a respeito da adoção de medidas acerca das aulas remotas nas referidas instituições de ensino. Apesar do MEC, de seus desmandos e desencontros, as universidades seguem cumprindo o seu papel acadêmico.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE