Ceclin
out 22, 2012 0 Comentário


Sintepe: Valorização docente em debate

A valorização do docente no Brasil e na América Latina foi o tema central do I Seminário Internacional do Sintepe. A atividade foi realizada no dia 19 e fez parte da pauta do Dia de Mobilização Estadual para valorização dos educadores. Na ocasião, foi informado que o Sintepe em parceria com o Grupo de Estudos sobre o Trabalho Docente (Gestrado/UFMG), a partir da segunda-feira (22), começa uma pesquisa em toda a rede estadual para traçar o perfil do professor e o levantamento vai se desdobrar sobre algumas redes municipais, como no caso do Recife, ponto de partida da pesquisa.

A primeira palestra discutiu “A valorização docente no contexto de novos projetos educacionais”. O tema foi ministrado por três palestrantes internacionais: Ronal Garnelo (UCH, RedEstrado, Peru), Carlos Crespo (PUCE, Equador) e Emílio Gauthier (Chile), que debateram a política educacional de cada país.

À tarde, a formação foi tratada como um dos pilares da valorização docente. Participaram da mesa a representante da RedEstrado, UBA, Argentina, Myriam Feldfeber, do Equador, Magaly Robalino e da Unicamp-SP, Helena Freitas.

Por acreditar que as políticas educacionais marcam a forma de pensamento dentro do modelo de um país, quatro questões foram apontadas quando se fala em formação, que é o ponto central do processo de valorização. A dificuldade de inserir professores em Universidades Públicas, a luta por melhoria na educação que passa por mudança de consciência, a evasão dos jovens nas licenciaturas e os projetos educativos que precisam ser revistos, tendo em vista a CONAE em 2014.

Sassepe urgente

A partir do dia 22, o ambulatório do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), vai funcionar na Rua Paissandu, nº 328, na Ilha do Leite, no antigo Hospital Santa Helena atrás do Memorial São José. O ambulatório do HSE passará por reformas e a conquista da luta dos servidores foi através do Fórum, coordenado pela CUT e pela ASSEPE.

AGENDA

26/10 – Plenária dos Pré-Aposentados, às 9h, no auditório do Sintepe – Recife.

29 e 30/10 – Dia 29, Plenária dos Administrativos, às 9h, no auditório G2 da Universidade Católica. Nesse mesmo dia, começa às 14h, o VIII Encontro de Funcionários da Educação Estadual. A atividade termina no dia 30 e tem como tema: ‘Quem éramos, quem somos, quem queremos ser’?

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe

www.sintepe.org.br