Ceclin
nov 19, 2018 0 Comentário


SINTEPE: Semana da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, guerreiro assassinado no dia 20 de novembro de 1695 e líder do maior território de negros livres da história da escravidão brasileira, o Quilombo dos Palmares. O Dia nos remete à longa história de lutas das populações negras brasileiras.

Com muito suor e sangue, nos últimos 30 anos do atual período democrático brasileiro, os negros e negras conquistaram importantes políticas públicas de reparação das desvantagens seculares nas áreas da educação, emprego e cidadania. Cotas no serviço público e nas universidades e reconhecimento fundiário dos territórios quilombolas. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória o ensino da história africana do Ensino Fundamental e Médio, como instrumento de combate ao racismo, e valorização da cultura de inclusão e da igualdade.

Também não é por acaso que negros são minoria entre formados no ensino superior. Em 2015, 12,8% dos negros entre 18 e 24 anos chegaram ao nível superior, segundo o IBGE.

Por isso, nossa sincera homenagem nesta Semana da Consciência Negra. Desde os fortes guerreiros e guerreiras da Serra da Barriga, até as professoras e os professores em escolas públicas. Resistir para oferecer esperança no futuro, é o que move nossa luta.

“Vidas Negras importam”

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE