Ceclin
jul 01, 2019 0 Comentário


Sintepe promove Assembleia Geral Avaliativa nesta quarta-feira (03)

Sintepe promove Assembleia Geral Avaliativa nesta quarta-feira (3)

Os/as trabalhadores/as em Educação realizarão uma Assembleia Geral no dia 3 de julho (quarta-feira), a partir das 14h, no Centro Social da Soledade, no Recife. De caráter avaliativo, a Assembleia Geral terá como pauta repasses acerca da mesa específica de negociação feita no dia 21 de junho e informes. A Campanha Salarial Educacional 2019 reivindica o cumprimento da Lei do Piso e a conclusão da Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Desde março, o Sintepe pressiona o governo do Estado a negociar com a categoria a atualização do Piso Salarial Nacional e não há até então nenhuma sinalização de reajuste. Descontente com o descaso, os/as trabalhadores/as aprovaram o estado de greve no dia 11 de junho na última Assembleia Geral.

Piso – De acordo com o Ministério da Educação, o reajuste do Piso Salarial dos Trabalhadores em Educação deste ano é de 4,17%. O anúncio foi feito em janeiro pelo MEC, conforme institui o art. 5º da Lei 11.738. Com esse percentual, o vencimento dos/as trabalhadores/as em educação será de R$ 2.557,74, a partir do dia 1º de janeiro de 2019. O valor é correspondente ao vencimento inicial, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais.

LEIA TAMBEM: – Nota de Pesar do Sintepe – Professor Sandro Cipriano

ação judicial das gratificaçõesAção judicial das gratificações

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sintepe prorrogou até o dia 15 de julho o prazo para entrega de documentos para professores e professoras interessados em entrar com ação para reivindicar os descontos do Funafin nas gratificações não incorporáveis na aposentadoria. O prazo se encerraria em 30 de junho próximo.

Em Assembleia Específica, realizada em maio, a categoria decidiu que o Sindicato entraria com uma ação jurídica coletiva reinvindicando a incorporação da gratificação para professores de escolas de referência, isso para quem está na ativa.

Os/as interessados/as podem entregar sua documentação na Secretaria de Assuntos Jurídicos, na sede do Sintepe, no Recife, ou em qualquer um dos núcleos regionais do Sindicato. Para maiores informações, ligue 81 2127.8866.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE