Ceclin
abr 27, 2015 0 Comentário


SINTEPE: Professores decidem manter greve

Governo do Estado chama representantes dos professores para o diálogo, nesta terça, às 10h. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Governo do Estado chama representantes dos professores para o diálogo, nesta terça, às 10h. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27) os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram pela permanência da greve da categoria, decretada no dia de 10 abril. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o movimento grevista está mantido, pois todas as negociações feitas com o Governo do Estado foram “improdutivas”. A rede estadual conta com 650 mil alunos matriculados.

A assembleia aconteceu no Clube Português, no bairro das Graças, Zona Oeste do Recife. Cerca de duas mil pessoas lotaram o local durante os debates sobre os rumos da greve. As falas de professores, deputados estaduais, movimentos estudantis e demais sindicatos ligados ao setor de educação demonstravam total apoio pela manutenção da greve.

sintepe 3De acordo com o presidente do Sintepe, Fernando Melo, não houve motivo para que a greve fosse encerrada. “A verdade é que não recebemos nenhuma sinalização concreta do governo para que mudássemos de ideia. Não vimos motivo para que a paralisação fosse encerrada”, declarou o sindicalista. Ainda segundo Fernando Melo, nesta segunda-feira, a adesão da greve foi de 60%.

A principal reivindicação da categoria é o cumprimento da Lei do Piso, garantindo assim o reajuste de 13,01% dos salários de todos os professores da rede estadual, e não apenas para os profissionais de ensino médio.

O governo aprovou na Alepe reajuste apenas para os professores com nível médio, o antigo magistério, e 0,89% de aumento para os profissionais com licenciatura plena e 10 anos de serviço. Além disso, o governo argumenta ainda que cumpre a Lei do Piso para toda a categoria e, portanto, não existe ilegalidade de sua parte.

sintepe 1MAIS PROTESTOS – Por meio de sua assessoria de comunicação, o Sintepe informou que estão marcados outros atos de protestos nos próximos dias.

Está marcada para esta terça-feira (28) uma manifestação em frente à Fábrica da Jeep, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR) a partir das 10h. O governador Paulo Câmara (PSB) estará no evento de inauguração, que também contará com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT). Também na terça está marcada uma reunião da diretoria do Sintepe com representantes da Secretaria de Administração.

Para a quarta-feira (29), o Sintepe organiza um ato em frente ao Centro de Convenções, em Olinda, onde o governador participa de um seminário do programa “Todos por Pernambuco”. Já na quinta-feira (30), a categoria realiza uma nova assembleia da categoria em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para voltar a discutir os rumos da greve.

No dia 1° de maio, o sindicato participa doa atos nacionais convocados por centrais sindicais, que marcam o dia do trabalho.

sintepe 4