• Ceclin
dez 10, 2018 0 Comentário


SINTEPE: Pelo direito de ensinar e aprender nas escolas

capa sintepe

Na quarta-feira, 12/12, às 10h, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa realizará audiência pública para tratar do direito de ensinar e aprender nas escolas. No bojo dos debates, está o Projeto de Lei 7.180/2014 e outros apensados a ele, que nós chamamos de Projeto de Lei da Mordaça, mas que poderia também levar o nome de Projeto de Lei da Perseguição aos Professores e Professoras. Esses projetos, defendidos por parlamentares obscurantistas que nada entendem de educação, atacam a liberdade de cátedra e a relação entre professores e estudantes que deve ser de fraternidade e confiança.

Nenhum professor, em sã consciência, pode forçar ou obrigar um estudante a concordar com suas ideias. Eles debatem, divergem, criam consensos e dissensos. Tudo amparado pela Constituição Federal de 1988.

Esse absurdo é mais uma das cortinas de fumaça de quem não quer discutir os verdadeiros problemas da educação pública brasileira. Enquanto a sociedade gasta energia com um Projeto de Lei inconstitucional, deixa de exigir que os recursos do Pré-Sal sejam destinados para a educação e para a saúde.

Em novembro, o Sintepe denunciou movimentos que incitaram estudantes a gravar professores em sala de aula. Os irresponsáveis, de forma consciente, levariam adolescentes a descumprir leis estaduais e federais. Mas antes disso, os Ministérios Públicos Estadual e Federal recomendaram ao Estado defender a relação saudável entre professor e aluno em sala de aula.

O Sintepe reafirma que devemos investir no diálogo com pais e estudantes, enfrentar esse assunto e esclarecer a comunidade escolar.

Não só as escolas, mas as instituições da sociedade civil, as igrejas. organizações não-governamentais, órgãos públicos devem respeitar a liberdade de opinião de cada pessoa. A escola já faz isso ao debater ideias com os estudantes, sujeitos de sua individualidade, e a liberdade de cátedra dos professores e professoras é o que garante isso.

Quarta-feira 
12 de dezembro 
às 10h

Audiência Pública 
Assembleia Legislativa
Auditório Sérgio Guerra
Rua da União, 397
Boa Vista – Recife

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE