Ceclin
mar 23, 2020 0 Comentário


SINTEPE: Não aceitamos imposição!

SINTEPE Não aceitamos imposição!

O Conselho Estadual de Educação (CEE-PE) aprovou a Resolução nº 3, de 19 de março deste ano, publicada no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira 20 de março, na forma de Portaria SEE nº 1014 de 19 de março de 2020.

O teor da Portaria supracitada está, na avaliação do Sintepe, desconectada de, pelo menos, duas realidades concretas: o grave momento de pandemia do Coronavírus e a real situação sócio-econômica de parcela significativa dos/as nossos/as estudantes.

Assim, considerando a realidade no que diz respeito ao iminente agravamento da crise provocada pelo Coronavírus (Covid-19) e de seus severos efeitos nas nossas vidas e de nossos familiares, nos aspectos financeiros e emocionais, por um período ainda indefinido, NÃO ACEITAMOS a decisão unilateral de imposição de uma “Educação a Distância (EaD)” sem discussão, sem planejamento, sem estrutura e sem dados que apontem qual a real quantidade de professores/as e estudantes em condições de cumprir a Resolução do CEE-PE/Portaria da SEE, inclusive por conta de um item que para muitos parece básico, mas que não é, o acesso à internet.

A citada Resolução/Portaria se mostra também, além de excludente, injusta, pois fala de avaliação posterior das atividades da “EaD de crise” quando do retorno às salas de aula, sem considerar fatos aqui explicitados.

Por esses motivos, e outros mais, o Sintepe informa a categoria para desconsiderar o teor da Resolução/Portaria aqui em questão. O Sintepe orienta, também, para que não aceitem qualquer tipo de intimidação e não se deixem pressionar. Qualquer situação de constrangimento denunciem ao Sindicato.

Lamentamos que na reunião entre o Sintepe e a Secretaria de Educação, essa “EaD de crise” não tenha sido apresentada para discussão com a representação da categoria e dois dias depois tentam nos empurrar de goela abaixo. Não aceitamos!

Suspensão da eleição para diretoria da Assepe

Em assembleia geral, realizada em 19 de março de 2020, no auditório do Sintepe, para eleger a Comissão Eleitoral, que tem a responsabilidade de conduzir o processo eleitoral para renovação da Diretoria e do Conselho Fiscal, da Assepe (Associação Civil de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco), após avaliar o momento conjuntural de Pandemia, em que se alastra com a doença Covid-19, provocada pelo Coronavírus, aqui no Estado de Pernambuco, no Brasil e no mundo, a Assembleia deliberou por suspender o processo eleitoral. O processo deverá ser retomado no segundo semestre, quando a situação de Pandemia estiver controlada.

A diretoria da ASSEPE

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco – SINTEPE